Author(s):
Truninger, Mónica
; Teixeira, José
; Horta, Ana
; Alexandre, Sílvia
; Silva, Vanda Aparecida da
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10451/10029
Origin: Repositório da Universidade de Lisboa
Subject(s): Alimentação Escolar; Estado Social
Description
Em Portugal, a crise económica tem afetado vários grupos da população, em especial os mais vulneráveis, e obrigado a reconfigurar os serviços sociais prestados pelo Estado. Com base num estudo sobre alimentação escolar, examina-se o modo através do qual a retração do Estado Social está a interferir na sustentabilidade das redes de provisão alimentar na escola pública e, concomitantemente, a reconfigurar a sua eficácia através de ‘arranjos’ criativos das autarquias, da comunidade escolar e de parcerias com outras redes de provisão. O caso das refeições escolares públicas oferece uma pertinente entrada para examinar as atuais tensões e reconfigurações de “arranjos” institucionais criativos das várias redes de provisão alimentar em situação de crise económica. Conclui-se que, apesar da atual fragilização do Estado Social, o Estado – tanto na sua vertente mais centralizadora como descentralizadora – continua a manter uma posição central como facilitador do acesso à alimentação escolar através do recurso a arranjos institucionais criativos, os quais tentam colmatar, na medida do possível, os efeitos da crise económica e das políticas de teor neoliberal. In Portugal, the economic crisis has affected various groups of the population, especially the most vulnerable, and forced to reconfigure social services provided by the state. Based on a case study of public school meals, this article examines the way in which the decline of the welfare state is interfering in the sustainability of school’s food provisioning systems and, concomitantly, reconfiguring its effectiveness through the creative capacity of local authorities, school community and partnerships with other modes of provision. The case of school meals provides a gateway to examine the current tensions and reconfigurations moulded through creative institutional arrangements of the various food provisioning systems in times of economic contraction. It is concluded that despite the current weakening of the welfare state, the state – both in its more centralized and decentralized form – continues to hold a central position as a facilitator of access to school meals through institutional creative arrangements, which seek to overcome the effects of the economic crisis and neoliberal policies. welfare state, school meals, creativity, economic crisis.