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Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a Questão

Autor(es): Castro, Cornélia cv logo 1 ; Andrade, António cv logo 2 ; Lagarto, José cv logo 3

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.14/12439

Origem: Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa

Assunto(s): Desenvolvimento profissional; Formação; Motivação; Professores; Tecnologias digitais


Descrição
Os desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, esperando-se deles também competências digitais. Mas se a formação dos professores nessas competências se centrar apenas no desenvolvimento de capacidades técnicas, tal constitui-se como um obstáculo para a integração da tecnologia no processo de ensinar e aprender. Apresentam-se resultados preliminares de um estudo exploratório centrado na questão da formação detida pelos participantes da amostra e na sua utilização da tecnologia no processo de ensinar e aprender, resultantes de um inquérito por questionário autoadministrado online. Os dados obtidos sugerem o (re)pensar que formação poderá ser ministrada e certificada que capacite os professores para a integração da tecnologia nas áreas curriculares que lecionam.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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