Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

A Blogosfera como Ambiente para o Desenvolvimento Profissional dos Professores ...

Castro, Cornélia

A sociedade atual, imersa em tecnologia, apresenta desafios ao professor de física e química neste século XXI, os quais se revestem de múltiplos contornos, nomeadamente de ordem tecnológica. O ambiente rico em tecnologia em que se transformou a sala de aula, veio contribuir para a tomada de consciência de que a integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensinar e aprender, não poderá ...


Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a Questão

Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José

Os desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, espera...


Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de en...

Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José

Nas últimas três décadas assistimos ao debate sobre o efeito da utilização da tecnologia digital na educação básica e secundária com resultados contraditórios no que respeita à eficácia da sua integração. Estudos referem que os computadores tiveram um efeito mínimo ou mesmo negativo na aprendizagem dos alunos. Outros indicam uma melhoria significativa quando os computadores são integrados no processo de ensinar...


DER in Portugal: State-of-the-art of the two major Repositories in Elementary a...

Castro, Cornélia; Ferreira, Sérgio André; Andrade, António

In the last decade, there has been an expansion of Repositories of Digital Educational Resources (DER), funded and stimulated by government authorities and non-profit institutions, in order to publish, collect, distribute and pre-serve DER. In this environment, inspired by the Open Content Movement, it is recognized the importance of the vast heri-tage of DER, produced by the collective intelligence, for pedago...


Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Dig...

Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José

Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e...


O aluno de química como co-autor de Recursos Educativos Digitais: no palco e es...

Castro, Cornélia; Andrade, António

A transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condições para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lógica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabel...


Supervisão Pedagógica e Avaliação de Docentes: Imaginar, Conhecer, Reflectir, A...

Castro, Cornélia

Las reflexiones efectuadas sobre la redefinición de la profesionalidad docente y el papel que los profesores deben desempeñar en la escuela,originaron cuestionamiento sobre las características que un supervisor debe poseer. Las varias definiciones y las diversas miradas de supervisión encontrados en la literatura encuadran,teóricamente, la presentación y descripciónde algunos aspetos de una actividad de planifi...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

Um Projecto na Escola: Encontros e Desencontros da (des)Organização

Castro, Cornélia

A partir dos resultados constantes do relatório de avaliação externa realizado pela Inspeção Geral de Educação a uma escola do ensino básico e secundário em 2008/2009, pretendeu-se avaliar a envolvência dos professores do quadro dessa escola no processo de autoavaliação da mesma. Apresentam-se os resultados das entrevistas e questionários aplicados, permitindo a interpretação dos mesmos dar resposta à questão d...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Comum

Cognitive Communication 2.0 in the Classroom - Resonance of an Experience in Hi...

Ferreira, Sérgio André; Castro, Cornélia; Andrade, António

The communication in the classroom is often carried out on a one-to-many basis, with the teacher, before an audience of dozens of students, playing a traditional role. In this context, still commonly practiced, it is pertinent to introduce mechanisms of interaction mediated by technology, since research shows a significant correlation between the use of technology, the time spent in social media and the engagem...


Teaching chemistry in a social learning environment: facing drivers and barriers

Castro, Cornélia; Andrade, António

The Portuguese Technological Plan for Education (TPE) was established to modernize schools and to consolidate the role of Information and Communication Technologies (ICT) in order to promote the academic success of students and allow schools to be transformed into technological enhanced environments through a significant learning and knowledge building in a participatory, collaborative and sharing logic. With t...


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data






Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia