A sociedade atual, imersa em tecnologia, apresenta desafios ao professor de física e química neste século XXI, os quais se revestem de múltiplos contornos, nomeadamente de ordem tecnológica. O ambiente rico em tecnologia em que se transformou a sala de aula, veio contribuir para a tomada de consciência de que a integração das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensinar e aprender, não poderá ...
Os desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, espera...
Nas últimas três décadas assistimos ao debate sobre o efeito da utilização da tecnologia digital na educação básica e secundária com resultados contraditórios no que respeita à eficácia da sua integração. Estudos referem que os computadores tiveram um efeito mínimo ou mesmo negativo na aprendizagem dos alunos. Outros indicam uma melhoria significativa quando os computadores são integrados no processo de ensinar...
In the last decade, there has been an expansion of Repositories of Digital Educational Resources (DER), funded and stimulated by government authorities and non-profit institutions, in order to publish, collect, distribute and pre-serve DER. In this environment, inspired by the Open Content Movement, it is recognized the importance of the vast heri-tage of DER, produced by the collective intelligence, for pedago...
Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e...
A transformação das escolas portuguesas em ambientes ricos em tecnologia, tornando os computadores uma janela para trazer o mundo para a escola, veio criar condições para a reconceptualização da atividade do professor confrontado agora com o imperativo de transformar o seu modo de ensinar e envolver os alunos em formas de aprender baseadas numa lógica de trabalho colaborativo e de partilha. Pretendeu-se estabel...
Las reflexiones efectuadas sobre la redefinición de la profesionalidad docente y el papel que los profesores deben desempeñar en la escuela,originaron cuestionamiento sobre las características que un supervisor debe poseer. Las varias definiciones y las diversas miradas de supervisión encontrados en la literatura encuadran,teóricamente, la presentación y descripciónde algunos aspetos de una actividad de planifi...
A partir dos resultados constantes do relatório de avaliação externa realizado pela Inspeção Geral de Educação a uma escola do ensino básico e secundário em 2008/2009, pretendeu-se avaliar a envolvência dos professores do quadro dessa escola no processo de autoavaliação da mesma. Apresentam-se os resultados das entrevistas e questionários aplicados, permitindo a interpretação dos mesmos dar resposta à questão d...
The communication in the classroom is often carried out on a one-to-many basis, with the teacher, before an audience of dozens of students, playing a traditional role. In this context, still commonly practiced, it is pertinent to introduce mechanisms of interaction mediated by technology, since research shows a significant correlation between the use of technology, the time spent in social media and the engagem...
The Portuguese Technological Plan for Education (TPE) was established to modernize schools and to consolidate the role of Information and Communication Technologies (ICT) in order to promote the academic success of students and allow schools to be transformed into technological enhanced environments through a significant learning and knowledge building in a participatory, collaborative and sharing logic. With t...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |