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Avaliação do impacto da formação: As novas competências no posto de trabalho

Lagarto, José; Andrade, António; Marques, Hermínia

A avaliação dos projetos e ações formativas, independentemente do seu cariz, é uma necessidade incontornável e que tem de ser realizada em diferentes níveis e momentos. Com a avaliação, as instituições formadoras podem não só aferir a qualidade das aprendizagens realizadas, como também percecionar o impacto que a formação que oferecem tem no seu público, permitindo introduzir correções tendentes a melhorar a qu...


Inovação, TIC e Sala de Aula

Lagarto, Jose Reis

Neste artigo levanta-se a questão da inovação na sala de aula e discutem-se fatores facilitadores e condicionantes que envolvem o conceito. A inovação é algo complexo e que, de um modo significativo, amedronta muitos docentes. No entanto, verifica-se a existência de muitas práticas que já são inovadoras e que dão bons resultados ao nível das motivações dos alunos e até dos seus resultados escolares. Coloca-se a...


Ambientes digitais de aprendizagem no ensino superior : estudo de caso de uso d...

Lagarto, José Reis

A introdução de ambientes tecnologicamente enriquecidos nos processos de aprendizagem pode levantar algumas questões importantes, condicionadoras da estratégia a utilizar pelos docentes. Numa disciplina teórica da licenciatura em Comunicação Social e Cultural da Universidade Católica Portuguesa (UCP), com duas turmas e 83 alunos no total, utilizou-se o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, disponibiliza...


Competências Digitais para Ensinar e Aprender: Formar ou Não? Eis a Questão

Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José

Os desafios da sociedade atual convocam os professores para o desempenho de novos e diferentes papéis, perante exigências profissionais cada vez mais complexas. Os esforços financeiros realizados para a expansão do acesso à tecnologia digital e a demanda dos alunos que esperam que a tecnologia integre a sua educação escolar, fazem com que aos professores não baste serem competentes na matéria curricular, espera...


Que fatores para a utilização de recursos educativos digitais no processo de en...

Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José

Nas últimas três décadas assistimos ao debate sobre o efeito da utilização da tecnologia digital na educação básica e secundária com resultados contraditórios no que respeita à eficácia da sua integração. Estudos referem que os computadores tiveram um efeito mínimo ou mesmo negativo na aprendizagem dos alunos. Outros indicam uma melhoria significativa quando os computadores são integrados no processo de ensinar...


Science is fun – embedding experimental science activities and eLearning into k...

Paiva, Ana Paula; Lagarto, José Reis

Science is fun… - how could anyone have doubts about that? What if we could gather this potential of funny moments about science, combine it with the educational potential of eLearning, and develop one Kindergarten Teachers training course aimed to promote competences of educational contexts design embedding experimental science activities and eLearning strategies and resources into kindergarten educational con...

Data: 2012   |   Origem: Repositório Comum

Identificação de Fatores Facilitadores da Utilização de Recursos Educativos Dig...

Castro, Cornélia; Andrade, António; Lagarto, José

Este estudo exploratório e descritivo procurou determinar empiricamente o grau de concordância, através de um questionário e-Delphi que decorreu em três etapas com 40 participantes de instituições de ensino superior e outras, relativamente aos fatores facilitadores do uso de recursos educativos digitais pelos professores do ensino básico e secundário. Os participantes foram cooptados em universidades públicas e...



Enseñanza y aprendizaje a distancia para sordos: bases metodológicas del desaro...

Mineiro, Ana; Lagarto, José Reis; Nunes, Maria Vânia; Caldas, Alexandre Castro

En este artículo pretendemos dar cuenta de las bases metodológicas que han desembocado en el diseño y construcción de una Licenciatura en Lengua de Señas Portuguesa (LGP), en la Universidad Católica Portuguesa. Esta licenciatura tiene por objeto formar sordos en LGP, en un régimen de Enseñanza a Distancia, con el método de blended learning. Por primera vez en Portugal, la lengua vehicular de todas las clases pr...


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