Detalhes do Documento

Tourist satisfaction and loyalty in the hotel business: An application to the i...

Autor(es): Batista, Maria da Graça Câmara cv logo 1 ; Couto, João Pedro Almeida cv logo 2 ; Botelho, Diana Rocha cv logo 3 ; Faias, Cláudia cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.3/2757

Origem: Repositório da Universidade dos Açores

Assunto(s): Satisfação Cliente; Fidelização Cliente; Qualidade de Serviço; Customer Satisfaction; Customer Loyalty; Service Quality


Descrição
Este artigo analisa a influência da qualidade do serviço na satisfação e fidelização dos clientes. Foi realizado um inquérito por questionário aos turistas e, com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção de um modelo de equações estruturais para testar a perceção de qualidade, satisfação e lealdade posterior de turistas. Os resultados sugerem que as principais variáveis que influenciam a satisfação são a qualidade do serviço oferecido e o modo como a gestão do hotel com as reclamações. Os fatores que mais contribuíram para a fidelização do turista foram o comprometimento afetivo, satisfação, preço, gestão de reclamações e a imagem do próprio hotel. Estes resultados apontam para fatores que podem ser usados, pelos gestores, como indicadores de como poderão gerar valor acrescentado para os seus clientes. ABSTRACT: This paper analyses the influence of service quality on customer satisfaction and loyalty. Questionnaires were used to retrieve data were used to construct a model of structural equations to test the perception of quality, satisfaction and subsequent loyalty of tourists. The results suggest that the main influential variables of satisfaction were the quality of service offered and how management dealt with complaints. The factors that contributed most to tourist loyalty were affective commitment, satisfaction, price, complaint management and the image of the hotel itself. The findings highlight factors that can be used as indicators of how managers can generate added value for their customers.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Inglês
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia