Author(s):
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
; Monteiro, Vera
; Peixoto, Francisco José Brito
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.12/257
Origin: Repositório do ISPA - Instituto Universitário
Subject(s): Género; Leitura; Motivação; Motivação para a leitura; Gender; Motivation; Reading; Reading motivation
Description
Este trabalho teve como principal objectivo a
caracterização da motivação para a leitura em alunos
dos diferentes ciclos da escolaridade obrigatória.
Participaram no estudo 1405 alunos do 3º ao 9º ano
de escolaridade, que responderam a uma escala de
motivação para a leitura, na qual eram contemplados
cinco domínios motivacionais distintos: Prazer,
Importância e Curiosidade, Razões Sociais, Reconhecimento
Social e Autopercepção de Competência.
Os resultados evidenciaram um efeito significativo
do ano de escolaridade que se traduziu em níveis
motivacionais mais elevados, por parte dos alunos
mais novos, em todos os domínios, com excepção da
Autopercepção de Competência a qual sofre um
acréscimo entre o 1º e o 2º Ciclo. Constatou-se,
igualmente, a existência de um efeito devido ao
género, traduzindo-se na existência de valores
motivacionais mais elevados por parte das raparigas.
ABSTRACT
This main goal of this research is to characterize
reading motivation in students of the three compulsory
basic cycles of education in Portugal.
Participants were 1405 Portuguese students of the
3rd grade to the 9th grade. They completed a reading
motivation measuring scale. This instrument considers
five reading motivational domains: Enjoyment,
Importance/Curiosity, Social Reasons, Social
Recognition and Self-perception of Competence.
Results show an inverse effect of grade level in
reading motivation, with students of ealier grades
being more motivated than students of later grades in
almost all of the dimensions of the reading motivation
scale, except for the Self-perception of Competence,
where scores increased from the 1st to the 2nd cycle.
Significant differences were also found between boys
and girls in reading motivation, with girls expressing
more positive motivational characteristics than boys.