Encontrados 22 documentos, a visualizar página 1 de 3

Ordenado por Data

Tipo de ensino e autoconceito artístico de adolescentes

Pipa, Joana; Peixoto, Francisco José Brito

Este estudo teve como principal objetivo realizar uma análise diferencial do autoconceito artístico entre adolescentes que frequentavam o ensino artístico e os que frenquentavam o ensino regular. Responderam à Escala de Autoconceito Artístico e à Escala de Autoconceito e Autoestima para Adolescentes 226 estudantes de escolas da zona metropolitana de Lisboa, dos quais 108 frequentavam o ensino regular e 118 eram...


Contributo para o estudo da Escala de Valores Humanos de Schwartz em professores

Granjo, Manuel; Peixoto, Francisco José Brito

O presente estudo teve por objetivo o estudo das características psicométricas da Escala de Valores de Schwartz, no sentido de confirmar a sua adequação numa amostra de professores portugueses. Esta escala é uma versão reduzida do Portrait Values Scale (PVS) desenvolvido por Schwartz et al. (2001). É constituída por 21 itens, que refletem 10 valores motivacionais em quatro orientações fundamentais, organizadas ...


Relações entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações m...

Nascimento, Sandra Veiga do; Peixoto, Francisco José Brito

Investigações sobre o insucesso académico evidenciam que a natureza dos resultados obtidos pelos alunos se relaciona de modo significativo com uma série de variáveis como a motivação, autoconceito e auto-estima. No presente estudo pretendemos analisar as relações existentes entre o estatuto escolar e o autoconceito, auto-estima e orientações motivacionais de alunos do 9º ano de escolaridade ao longo do ano lect...


Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational, and social ...

Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

This paper aims to understand how certain different but interrelated variables such as background, motivation, and social support could lead to an explanation of student attitudes towards math and to an understanding of the defining characteristics of these attitudes in the school environment. Participants consisted of 1719 Portuguese students, from fifth-to-twelfth grade. The study utilizes an adaptation of th...


Adaptação da escala "Basic Need Satisfaction at Work" para professores

Granjo, Manuel; Peixoto, Francisco José Brito

Neste estudo apresenta-se a adaptação da escala“Basic Need Satisfaction at Work” (BNSW), de Ilardi et al. (1993) para professores. Esta escala é suportada pela Teoria da Autodeterminação (TAD), um quadro amplo para o estudo da motivação humana e da personalidade, que releva o facto de as necessidades psicológicas básicas serem inatas e universais. Para a TAD, a satisfação de três necessidades básicas - autonomi...


Emoções na sala de aula: Estudo das relações entre emoções, autoconceito e perc...

Abril, Maria João de; Peixoto, Francisco José Brito

O estudo das emoções em contextos educativos tem sido bastante negligenciado (Pekrun et al., 2002; Schutz & Lanehart, 2002). Apesar de existirem relativamente poucas pesquisas nesta área, as emoções desempenham um papel importante na educação (Meyer & Turner, 2006). O estudo das emoções tem vindo a ser desenvolvido especialmente com estudantes universitários relacionando-as com as suas orientações motivacionais...


Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima...

Ricardo, Ana Filipa; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

Com o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da Matemática e as suas perceções sobre o clima de sala de aula em função das variáveis desempenho escolar e comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e clima de sala de aula, realizou-se uma investigação, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas...


Validação da escala clima para criatividade em sala de aula

Fleith, Denise de Souza; Almeida, Leandro S.; Peixoto, Francisco José Brito

O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensõe...


A organização do autoconceito : análise da estrutura hierárquica em adolescentes

Peixoto, Francisco José Brito; Almeida, Leandro S.

Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organizaçã...


Diferenças de género no autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estim...

Pipa, Joana; Peixoto, Francisco José Brito

De forma geral, as diferenças de género no autoconceito dos sujeitos tendem a revelar um efeito de estereótipo, onde se mostra que as raparigas apresentam, entre outros domínios, níveis superiores nos domínios artísticos do autoconceito.O presente estudo teve como objectivo verificar o efeito da variável género nos níveis de autoconceito artístico e a sua relação com a auto-estima em jovens do ensino artístico ...


22 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia