Encontrados 13 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Análise da interação e participação em fóruns de discussão numa rede social

Monteiro, Vera Cristina; Pereira, Alda

Este texto dá conta da análise efectuada a fóruns de discussão entre alunos, professores e cientistas, no contexto de uma rede social dedicada à Física e Química. Estudámos o padrão de interacções e participação nas discussões em fóruns de três naturezas distintas: (1) avaliados pelo professor, (2) não avaliados, mas com temas relacionados com as matérias escolares e (3) temas não relacionados com as matérias e...


Recriar espaços e ambientes de aprendizagem : uma nova perspectiva sobre as com...

Monteiro, Vera Cristina

Tese de Doutoramento em Educação na especialidade de Educação a Distância e Elearning apresentada à Universidade Aberta ; A presente investigação procurou estudar a influência que as comunidades virtuais, enquanto espaços de comunicação e interação alargada, livres de muitos dos constrangimentos escolares, podem ter na aprendizagem dos jovens e na formação de aprendentes ao longo da vida. A investigação incidi...


Avaliação da concentração mínima inibitória (CMI) da vancomicina, em estirpes h...

Monteiro, Vera Cristina Aguilar

O Capítulo I retracta o estágio em Farmácia Comunitária, realizado na Farmácia da Sé, na cidade da Guarda. Durante este período foi possível confirmar a importância do farmacêutico na prestação de cuidados de saúde numa população cada vez mais envelhecida. A farmácia é, num grande número de casos, o primeiro recurso para obter aconselhamento e acompanhamento e por isso, através de constante informação, o farmac...

Data: 2012   |   Origem: Ubi Thesis - Conhecimento Online

Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational, and social ...

Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

This paper aims to understand how certain different but interrelated variables such as background, motivation, and social support could lead to an explanation of student attitudes towards math and to an understanding of the defining characteristics of these attitudes in the school environment. Participants consisted of 1719 Portuguese students, from fifth-to-twelfth grade. The study utilizes an adaptation of th...


Promoção do autoconceito e auto estima através de um programa de leitura a par

Monteiro, Vera

Um autoconceito positivo é fundamental para o sucesso académico das crianças. Uma forma de promover o autoconceito é implementando programas tutoriais. Deste modo, esta investigação teve como objectivo implementar e avaliar os efeitos de um Programa de Leitura a Par, no autoconceito de alunos dos 2º e 4º anos de escolaridade e na auto-estima dos alunos mais velhos. Para avaliar as autopercepções utilizaramse du...


Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima...

Ricardo, Ana Filipa; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

Com o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da Matemática e as suas perceções sobre o clima de sala de aula em função das variáveis desempenho escolar e comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e clima de sala de aula, realizou-se uma investigação, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas...


Motivação para a leitura ao longo da escolaridade

Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

Este trabalho teve como principal objectivo a caracterização da motivação para a leitura em alunos dos diferentes ciclos da escolaridade obrigatória. Participaram no estudo 1405 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de motivação para a leitura, na qual eram contemplados cinco domínios motivacionais distintos: Prazer, Importância e Curiosidade, Razões Sociais, Reconhecimento Social...


Emergência de comunidades de aprendizagem em contexto de educação em química me...

Monteiro, Vera Cristina

Dissertação de Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia apresentada à Universidade Aberta ; Resumo - Esta dissertação insere-se no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e descreve um estudo exploratório conduzido durante três meses, nas aulas de Ciências Físico-Químicas de uma turma do 7º ano de escolaridade, numa escola pública. Tal estudo centrou-se na integração do trabalho de pesqu...


Improvements on the traditional method used to produce dried pears in portugal.

Guiné, Raquel; Barroca, Maria João; Pinto, António; Gonçalves, Fernando; Salomé, Cristina; Monteiro, Vera; Ferreira, Dulcineia

In Portugal dried pears are produced from pears of the variety identified as S. Bartolomeu by a traditional open-air solar drying process, that includes the following steps: 1 – skin removing; 2 – a first drying stage in which the pears are exposed to the sun for 5 to 8 days; 3 – a barrelling process in which the pears are covered and left at shadow to increase elasticity; 4 – a pressing operation where the pea...


Caracterização química e microbiológica de pêras secadas em estufa solar.

Barroca, Maria João; Guiné, Raquel; Pinto, António; Gonçalves, Fernando; Salomé, C; Monteiro, Vera; Ferreira, Dulcineia

A secagem solar é umas das técnicas mais antigas de conservação de frutos, particularmente os de pequena dimensão. Durante este processo ocorrem também modificações das características químicas e sensoriais dos frutos, que os podem tornar mais apelativos para o consumidor. Neste contexto, a pêra secada da variedade de S. Bartolomeu – pêra passa de Viseu surge como um produto que perde a sua acentuada adstringên...


13 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia