Encontrados 17 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Attitudes towards mathematics: Effects of individual, motivational, and social ...

Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

This paper aims to understand how certain different but interrelated variables such as background, motivation, and social support could lead to an explanation of student attitudes towards math and to an understanding of the defining characteristics of these attitudes in the school environment. Participants consisted of 1719 Portuguese students, from fifth-to-twelfth grade. The study utilizes an adaptation of th...


Literacia familiar e desenvolvimento de competências de literacia

Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

Os diferentes contextos onde as crianças interagem podem contribuir significativamente para a descoberta e apropriação da linguagem escrita. Muitas vezes as experiências e contactos mais informais, que são desenvolvidos em ambiente familiar, não são valorizados nem tomados em consideração quando se estuda o processo de aprendizagem da linguagem escrita. Este trabalho procura apresentar alguns resultados da inve...


Autoconceito e autoconceito artístico em alunos do 1º e 2º anos do ensino básic...

Rodrigues, Margarida; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

O objetivo do presente estudo foi avaliar a forma como o autoconceito e autoconceito artístico em crianças em idade escolar são influenciados por atividades artísticas circunscritas por um projeto de Educação pela Arte. Participaram neste estudo 80 crianças do 1º ciclo do ensino básico, das quais 43 frequentam as atividades do programa de Educação pela Arte, e 37 não frequentavam as mesmas. Os resultados obtido...


Autoconceito e motivação para as aprendizagens em crianças do 1º e 2º ano de es...

Simões, Joana Vargas; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

O presente estudo tem como objetivos caracterizar o autoconceito e as características motivacionais, perceber que variáveis estão associadas a diferenças nessas características, bem como analisar as relações entre o autoconceito e a motivação. Autores como Marsh, Craven e Debus (1991) ou Mantzicopoulos (2006) referem a importância de conduzir este tipo de investigações com crianças em idade pré-escolar e início...


Autoconceito no pré-escolar: Comparação das autopercepções das crianças e as he...

Custódio, Lara Valente; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

O autoconceito engloba os valores, imagens e perceções que temos em relação a nos próprios, resultando de interações e experiências sociais (Schaffer, 1998; Peixoto, 2003; Navarro, 2007; Miranda, 2005). O objetivo deste estudo é compreender a relação entre as autoperceções das crianças pré-escolares e as heteroperceções dos pais e educadores. Os instrumentos usados foram a Escala Pictórica de Competências Perce...


Motivação para a aprendizagem da matemática e sua relação com perceção de clima...

Ricardo, Ana Filipa; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Monteiro, Vera; Peixoto, Francisco José Brito

Com o intuito de verificar e analisar as relações entre a motivação dos alunos para a aprendizagem da Matemática e as suas perceções sobre o clima de sala de aula em função das variáveis desempenho escolar e comportamentos disruptivos, e a relação entre motivação e clima de sala de aula, realizou-se uma investigação, onde participaram 390 alunos do 3º ciclo, de duas escolas da região de Lisboa. Foram utilizadas...


Motivação para a aprendizagem e percepção de clima de sala de aula em alunos do...

Rosa, Nádia Silva; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

O presente trabalho pretende caracterizar a motivação para a aprendizagem e as percepções de clima de sala de aula em crianças no início de escolaridade e estudar a sua diferenciação em função de variáveis como o género e o desempenho. Participaram no estudo 126 crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade do ensino básico, na região de Lisboa. Para cumprir os nossos objectivos houve necessidade de proced...


Percepções dos professores face à importância do envolvimento dos pais na vida ...

Prego, João; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

Este trabalho teve como objecto de estudo as percepções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico face à importância do envolvimento dos pais no sucesso escolar dos alunos. Participaram 65 professores do 1º ciclo de algumas escolas da região de Lisboa, dos quais 13 eram do sexo masculino e 52 do sexo feminino. Os professores foram questionados sobre a importância do envolvimento parental no sucesso dos aluno...


O aumento das competências educativas das famílias: Um efeito dos Centros Novas...

Salgado, Lucília; Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves; Cardoso, Carolina; Ferreira, Joana; Patrão, Carlo

Inexistente


Brincar com a escrita: Um assunto sério

Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves

Inexistente


17 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia