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“Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério” – perspectivas de crianças ...

Autor(es): Arroz, Ana Moura cv logo 1 ; Figueiredo, Maria Pacheco cv logo 2 ; Sousa, Dulce cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.19/511

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu

Assunto(s): Crianças em idade Pré-Escolar; modos de conceber a aprendizagem; critérios de demarcação; Infância; Educação Pré-Escolar


Descrição
Adoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo – análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas – este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: “fazer coisas”, “o que nos é ensinado”, “saber mais coisas” e “útil para o futuro”. A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: “trabalhar versus brincar”, “actividade versus passividade”, “actividade dirigida pelo adulto”, “obrigatoriedade das actividades”, “informalidade dos espaços onde não há aprendizagem” e “adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional”.
Tipo de Documento Artigo
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