OpenLab ESEV is a project of the School of Education of Viseu (ESEV) that aims to promote, foster and support the use of Free/Libre and Open Source Software (F/LOSS), Free Culture, Free file formats and more flexible copyright licenses for creative and educational purposes in the ESEV’s domains of activity (education, arts, media). Although its roots can be traced to individual initiatives organized by some te...
Visando caracterizar formas de apropriação da realização de investigação na formação inicial de educadores de infância – dada a centralidade que a produção de conhecimento profissional específico assume para a profissão docente e para a qualidade do ensino – esta investigação procura identificar e gizar configurações curriculares de uma dimensão investigativa nos planos de estudo que sustentam a formação dos pr...
Visando caracterizar formas de apropriação da realização de investigação na formação inicial de educadores de infância – dada a centralidade que a produção de conhecimento profissional específico assume para a profissão docente e para a qualidade do ensino – esta investigação procura identificar e gizar configurações curriculares de uma dimensão investigativa nos planos de estudo que sustentam a formação dos pr...
Two groups of children in early childhood education explored MyPaint with a graphics tablet. Data on the appropriation of the software by the children and on important dimensions of their learning of/with the software were collected. Two aspects of the analysis are presented: the learning about drawing, with transfers from the software to traditional drawing, and the collaboration for learning, focusing on how ...
O presente estudo pretendeu descrever e analisar um processo de mudança de práticas ao nível das dimensões da avaliação e da participação das famílias na educação pré-escolar através da documentação das aprendizagens das crianças, recorrendo à construção de portfólios digitais. Apresentam-se dados sobre o processo de construção dos portfólios e da participação das famílias nos mesmos, com destaque para uma da...
O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o projeto de investigação. O documento divide-se em duas partes: na primeira, são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada II, qu...
OpenLab ESEV is the Free Software project of the School of Education - Polytechnic Institute of Viseu (ESEV). The project aims to establish a platform to aggregate activities that foster the use of Free/Libre and Open Source Software (F/LOSS), Free Culture and more flexible licenses for creative and educational purposes in the ESEV's domains of activity (education, arts, media). OpenLab exists since 2009. I...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |