Detalhes do Documento

A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Autor(es): Vasconcelos, Teresa cv logo 1 ; Loureiro, Cristina cv logo 2 ; Castro, Joana de cv logo 3 ; Sousa, Otília de cv logo 4 ; Ramos, Mercês cv logo 5 ; Melo, Nuno cv logo 6 ; Hortas, Maria João cv logo 7 ; Ferreira, Nuno cv logo 8 ; Menau, João cv logo 9 ; Rocha, Carla cv logo 10 ; Rodrigues, Paulo cv logo 11 ; Fernandes, Sandra Rosado cv logo 12 ; Mil-Homens, Purificação cv logo 13

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/143

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Educação pré-escolar; Metodologias integradas; Trabalho de projecto


Descrição
Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia