Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Educação formal e não formal: entre a formação e a intervenção

Hortas, Maria João; Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL

A ideia de publicar este número especial da revista Interações resulta da conjugação do contributo de um conjunto de autores que, em momentos e contextos diversos, têm desenvolvido estudos e/ou coordenado e dinamizado projetos centrados na temática da Educação Não Formal (ENF). Neste número reúne-se um conjunto de reflexões que, a partir de diferentes âmbitos e perspetivas de intervenção, evidenciam a importânc...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Escola, comunidade e território: dinâmicas educativas locais na integração de p...

Hortas, Maria João Barroso; Escola Superior de Educação de Lisboa - IPL Centro de Estudos Geográficos – UL

No presente artigo pretende-se refletir sobre o contributo da educação para a integração local de populações imigrantes. Esta reflexão assenta no pressuposto que a abertura da escola à comunidade local, através do estabelecimento de parcerias com as instituições e organizações que no território atuam na área da educação, potencia importantes mais valias nos percursos de integração de populações de origem imigra...

Data: 2014   |   Origem: Interacções

Educação, diversidade e território:o caso da área metropolitana de Lisboa

Hortas, Maria João Barroso, 1966-

Tese de doutoramento, Geografia (Geografia Humana), Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2013 ; Educação, Diversidade e Território surge na sequência da intensificação e diversificação dos fluxos migratórios com destino a Portugal, em particular para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), na transição do século XX para o século XXI. A chegada de população de origens divers...


Competências em língua portuguesa à saída da licenciatura: o caso da licenciatu...

Cardoso, Adriana; Hortas, Maria João; Silva, Encarnação; Tempera, Tiago

O presente artigo tem como objetivo geral analisar o desempenho dos alunos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lisboa na prova de língua portuguesa de acesso ao 2º Ciclo de estudos, no ano letivo de 2010-11. Em concreto, procurar-se-á: (i) caracterizar os candidatos; (ii) identificar as áreas de maior (in)sucesso no âmbito das competências em avaliação (leitura, escrita e conhec...


A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília de; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno; Menau, João

Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inere...


Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar ...

Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno; Melo, Nuno; Sousa, Otília de

O objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao long...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data




Tipo de Documento




Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia