Encontrados 16 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data


Avaliação da usabilidade do Qimterativo de português: testes realizados

Vasconcelos, Teresa; Moreira, J. António

Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, realizado em Braga na Universidade do Minho em 2013 ; O presente trabalho descreve o processo de avaliação da usabilidade de um protótipo educativo multimédia para a disciplina de Português, suportado por Quadros Interativos Multimédia (QIM). Utilizando a development research, seguimos todos os passos considerados necessários para a avalia...


Formação docente e práticas pedagógicas suportadas por quadros interativos mult...

Vasconcelos, Teresa; Moreira, J. António

No contexto da sociedade do conhecimento torna-se necessário apostar numa formação docente que alie o uso das tecnologias à teoria e prática educativas reflexivas. A proposta que apresentamos neste trabalho tem como objetivo contribuir para uma melhoria do exercício profissional de professores de diferentes áreas curriculares, tendo em conta a utilização eficiente dos quadros interativos multimédia. Para o efei...


Vineyard weed community dynamics in the Dão winegrowing region

Monteiro, Ana; Caetano, Fátima; Vasconcelos, Teresa; Lopes, Carlos

With the aim of analysing the influence of both the sub-region and weed-control practices on vegetation composition and dynamics in the Portuguese Dão Winegrowing Region, 120 vineyards were surveyed for weeds and winegrowers were asked to respond to a questionnaire in 2008. 206 taxa distributed across 31 families were recorded, with a predominance of Fabaceae, Asteraceae and Poaceae. The predominant vineyard in...

Data: 2012   |   Origem: Repositório da UTL

Trabalho de Projeto como “Pedagogia de Fronteira”

Vasconcelos, Teresa

A proposta colocada no presente trabalho, a partir de uma reflexão sobre o desenvolvimento do trabalho de projeto em sala de atividades, é de que, fazer trabalho de projeto se pode tornar uma forma de criar uma “pedagogia de fronteira”. Esta pedagogia implica uma perspetiva de trabalho centrada em problemas e na interdisciplinaridade, mobilizando a criação de constantes mapas mentais por parte de educandos e se...


A prática pedagógica como projecto transdisciplinar na formação inicial

Vasconcelos, Teresa; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Sousa, Otília de; Ramos, Mercês; Melo, Nuno; Hortas, Maria João; Ferreira, Nuno; Menau, João

Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inere...


Trabalho por projectos na educação de infância: mapear aprendizagens, integrar ...

Vasconcelos, Teresa; Rocha, Carla; Loureiro, Cristina; Castro, Joana de; Menau, João; Ramos, Mercês; Ferreira, Nuno; Melo, Nuno; Sousa, Otília de

O objectivo deste trabalho é demonstrar a importância da introdução da metodologia de trabalho de projecto desde os primeiros anos, como forma de promover propostas de qualidade para a educação de infância. Em “pano de fundo” o presente trabalho é ilustrativo, também, da aplicação da metodologia de trabalho de projecto entre formadores de formadores, com sensibilidades e competências diversificadas que, ao long...


Os portfólios reflexivos na práctica pedagógica

Oliveira, Maria Helena; Vasconcelos, Teresa

O presente texto reporta-se a um trabalho de investigação que pretendeu explorar as implicações da participação do professor cooperante nos portfólios reflexivos elaborados pelos alunos em contexto de prática pedagógica. Os instrumentos a que nos referimos têm vindo a ser adoptados em algumas instituições de formação inicial de professores, especificamente em contexto de prática pedagógica, enquanto estratégia ...


Implicações da supervisão de estágios no processo de (auto)formação dos profess...

Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho; Vasconcelos, Teresa

O estudo visa perceber que implicações, ao nível dos processos de autoformação dos professores cooperantes, pode ter a presença de professores estagiários na sala de aula; verificar, por outro lado, no decurso da prática supervisiva, quais os aspectos do sistema de supervisão que têm mais implicações na atitude reflexiva dos professores cooperantes e que aspectos da organização dos estágios contribuem para a re...


Supervisão da práctica pedagógica

Silva, Rosa Maria Ferreira da; Vasconcelos, Teresa

O presente artigo incide sobre uma das dimensões de um estudo de caso, realizado no âmbito de uma tese de mestrado, sobre a prática pedagógica supervisionada numa escola do 1.º ciclo do ensino básico. Numa abordagem sistémica, procura-se percepcionar e compreender concepções e representações dos sujeitos da investigação com o objectivo de conhecer o impacto da supervisão da prática pedagógica de alunos da forma...


16 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data









Tipo de Documento





Recurso






Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia