Author(s):
Vasconcelos, Teresa
; Loureiro, Cristina
; Castro, Joana de
; Sousa, Otília de
; Ramos, Mercês
; Melo, Nuno
; Hortas, Maria João
; Ferreira, Nuno
; Menau, João
; Rocha, Carla
; Rodrigues, Paulo
; Fernandes, Sandra Rosado
; Mil-Homens, Purificação
Date: 2011
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/143
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Educação pré-escolar; Metodologias integradas; Trabalho de projecto
Description
Depois de descrever e fundamentar a concepção do PIMI (Projecto Interdisciplinar/Metodologias integradas), apresenta-se um conjunto de intervenções elaboradas em equipes de 2 a 3 professores da ESELx referentes a projectos realizados nos jardins de infância cooperantes da prática pedagógica ao longo do ano lectivo de 2008/09. Com estas breves apresentações pretende-se cruzar a visão inter/multidisciplinar inerente ao trabalho de projecto com crianças (Katz e Chard, 2009) com os saberes e reflexões específicos das diferentes metodologias relativas às áreas de conteúdo tal como estão expressas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (1997/2002). Apresentam-se reflexões a duas ou três mãos sobre projectos específicos que conduzem a uma visão crítica sobre como se constrói a transversalidade e a especificidade no currículo, isto é, como se constrói o conhecimento (Roldão, 2004). Finalmente, apontam-se alguns dados avaliativos do processo e tecem-se desafios finais e implicações para a supervisão da prática profissional do 2º ciclo de formação (Bolonha), à luz do Decreto-Lei nº 47 /2007 de 22 de Fevereiro. O Projecto Interdisciplinar/Metodologias Integradas (PIMI) dos cursos de Formação Inicial de Educadores de Infância da ESELx, na sua concepção original, terminará no ano lectivo de 2009/2010.