Document details

Uma visão sobre o ensino das ciências no pós-mudança conceptual: Contributos pa...

Author(s): Cachapuz, António cv logo 1 ; Praia, João cv logo 2 ; Paixão, Fátima cv logo 3 ; Martins, Isabel cv logo 4

Date: 2000

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1363

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Ensino de ciências; Conceções alternativas; Mudança concetual; Trabalho científico; Inovação


Description
O trabalho começa por reflectir criticamente sobre o movimento das concepções alternativas, bem como referir limitações dos modelos de mudança conceptual. Procuramos apresentar uma outra visão, porventura decorrente das críticas enunciadas, e desenvolver algumas ideias em torno de uma visão externalista de ciência, sugerindo uma perspectiva de ensino aqui designada por trabalho científico. A unidade investigação-inovação-formação será a ponte e fará a articulação com o desenvolvimento de três projectos de investigação levados a cabo, que sumariamente se descrevem. Deles, retirámos incidências e ensinamentos para a formação de professores, que se apresentam em suporte de novas orientações e também de sugestões para a referida formação.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU