Os coloridos bordados de Castelo Branco (Portugal) constituíram o mote para o desenvolvimento de um projeto que valoriza a relação entre os contextos formais e não formais na educação em química e na formação de professores e animadores culturais. A questão central prende-se com a possibilidade de identificar e obter os corantes antigos e atuais usados para tingir a seda. Apresentam-se duas atividades experimen...
In the last few years, there has been a trend inside the Science Education Research (SER) community to analyze the “health” of SER (e.g. Fensham, 2004; Gilbert, 1995; Horton et al. 1993; Jenkins, 2000; Millar & Osborne, 1998). Our aim is to explicit the relationship between the main orientations of science education research (for practice or theory) with research type (categories defined by Tsai & Wen, 2005, e...
Neste artigo apresenta-se parte de um estudo mais amplo que pretende contribuir para uma melhor compreensão do estado da arte da pesquisa em Educação em Ciência através da análise crítica dos artigos mais citados, publicados ao longo de uma década (1993-2002), em três das revistas de maior circulação internacional. Evidencia-se como evoluíram as principais linhas de pesquisa, sendo possível realçar uma tendênci...
The purpose of this study is to add our efforts to those of researchers who have been concerned with a better understanding of the state of the art in Science Education Research (SER). The study focuses on the nature and evolution of the main SER lines, e.g. ,what researchers actually do when they enter the research community in order to develop Science Education. We believe that the exercise may help to reinfo...
Apresentam-se a fundamentação, os recursos didácticos e a avaliação pelos intervenientes de um projecto de educação CTS, centrado nas cores e corantes usados ancestralmente e actualmente nos bordados de Castelo Branco.
No sentido de uma melhor compreensão das características e evolução da investigação em educação em ciência analisamos uma amostra dos artigos mais citados em três das revistas de investigação de maior impacto na comunidade internacional da área, questionando como evoluíram as principais linhas de investigação sobre as quais tal comunidade se interessou, ao longo de uma década. E possível evidenciar uma tendênci...
O estudo identifica as orientações (para a teoria, pratica ou politicas) da investigação em Educação em Ciência numa amostra representativa dos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados apontam para a predominância da investigação orientada para a teoria.
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os tipos de investigação (empírica, teórica, revisão ou posição) nos artigos mais citados publicados em três das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que estudos empíricos são dominantes tanto na investigação orientada para a teoria como na investig...
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com os contextos de investigação (e.g. ensino e aprendizagem, formação de professores) nos artigos mais citados publicados em 3 das revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certos contextos de investigação (e níveis de ensino) que predominam independ...
Este estudo cruza as orientações da investigação em Educação em Ciência (para a teoria, pratica ou politicas) com as áreas disciplinares de referência (e.g. física, biologia, psicologia, filosofia) nos artigos mais citados publicados nas revistas de circulação internacional mais importantes da área. Os resultados evidenciam que há certas disciplinas científicas que predominam (dependendo do tipo orientação da i...
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