Detalhes do Documento

Potencialidades Pedagógicas de Manuais Digitais – Representações de Professores...

Autor(es): Silva, Cristina Vieira cv logo 1 ; Gonçalves, Daniela cv logo 2 ; Nogueira, Isabel Cláudia cv logo 3

Data: 2013

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Manuais digitais; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Tecnologia educativa


Descrição
A utilização de manuais digitais (MD) no contexto educativo tem vindo a ganhar uma importância crescente nos cenários educativos do século XXI (cf. Reynolds (2011)). Se as potencialidades destes dispositivos pedagógicos recolhem consenso, persiste, na literatura e no terreno educacional, alguma discussão quanto ao uso generalizado dos MD (cf. Rodríguez e Montero (2012)). De forma a melhor compreender as perceções de estudantes de uma ESE do Porto sobre as implicações pedagógicas relativas ao uso de MD, auscultámos 66 estudantes da Licenciatura em Educação Básica, o que nos permitiu identificar não só a sua experiência, enquanto formandos, mas também as implicações e o potencial pedagógico por estes percecionados, enquanto futuros professores do 1º e 2º CEB e educadores de infância, relativamente às potencialidades dos MD. Os dados foram recolhidos mediante inquérito por questionário. Os resultados obtidos revelaram, por um lado, a necessidade de uma maior divulgação e disponibilização de maior número e variedade de MD, e, por outro, que o seu potencial pedagógico é elevado.
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia