Author(s):
Ferreira, Paula Cristina
; Reis, Maria dos
; Cunha, Isabel
; Serra, Helena
; Afonso, Carlos
Date: 2013
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Ensino básico (1º ciclo); Dislexia
Description
O simpósio Dislexia em Tese visa apresentar resultados de experiências/reflexões científicas (mestrado e/ou
doutoramento) sobre dislexia/leitura com um duplo objetivo: promover o conhecimento dos educadores sobre a
dificuldade de aprendizagem específica na leitura (Dislexia) e auxiliar os alunos/cidadãos disléxicos no
entendimento das suas características.
Sumariamente, a dislexia, as perturbações que podem estar associadas - disortografia, disgrafia, discalculia, é uma
disfunção neurológica, em áreas específicas do cérebro, que requer um envolvimento diferenciado. Alguns casos
de dislexia parecem ter uma etiologia genética, mas inúmeros outros ocorrem de lesões cerebrais intrauterinas.
A dislexia pode manifestar-se em alunos com inteligência normal ou superior, com órgãos sensoriais intactos,
liberdade emocional, motivação, incentivo e com ensino adequado. Há estudos que comprovam que, no 1.º Ciclo
do Ensino Básico, a dislexia afeta cerca de 5,4 % de crianças.
Considerando o possível impacto nos projetos de vida destes alunos, futuros cidadãos, urge aprofundar e refletir
sobre o envolvimento que a escola lhes terá de oferecer para minorar os efeitos nefastos. Atas do Encontro Nacional 2012