Aims - To compare reading performance in children with and without visual function anomalies and identify the influence of abnormal visual function and other variables in reading ability. Methods - A cross-sectional study was carried in 110 children of school age (6-11 years) with Abnormal Visual Function (AVF) and 562 children with Normal Visual Function (NVF). An orthoptic assessment (visual acuity, ocular al...
O simpósio Dislexia em Tese visa apresentar resultados de experiências/reflexões científicas (mestrado e/ou doutoramento) sobre dislexia/leitura com um duplo objetivo: promover o conhecimento dos educadores sobre a dificuldade de aprendizagem específica na leitura (Dislexia) e auxiliar os alunos/cidadãos disléxicos no entendimento das suas características. Sumariamente, a dislexia, as perturbações que podem est...
20% a 30% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de perturbação visual. Quais são os tipos de competências de leitura (erros, velocidade de leitura, entre outros) que caracterizam as crianças com alterações da visão binocular? Objetivos do estudo - Caracterizar o desempenho da leitura, em crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem anomalias da visão binocular; iIdentificar o impacto das variá...
Preventable visual loss caused by amblyopia (2 to 4%) and its risk factors such as strabismus (3%) and uncorrected refractive errors (5 to 7%) represent an important public health problem. Children with binocular vision anomalies could be at disadvantage in reading and writing. Objectives: (1) Describe binocular vision measures in children of school age; and (2) Describe the impact of abnormal binocular vision ...
No Programa Mundial de Acção relativo às pessoas deficientes adoptado em Dezembro de 1982 pelas Nações Unidas , para a década seguinte, definia-se como objectivo a efectivação de medidas que visassem a prevenção da deficiência, a reabilitação e a realização dos fins do "total participação" das pessoas deficiente na vida social e no desenvolvimento e da "igualdade de oportunidades". Nele se afirmava que mais de ...
O direito à diferença enquadra-se na actual geração dos direitos humanos, denominados direitos de solidariedade que incluem o direito à paz, à escola, à infância, à cidade, ao ambiente, à identidade humana, ao património comum da humanidade, à informação e à comunicação, ao desenvolvimento e aproximação dos povos. Todos eles procuram fazer a síntese do Homem enquanto homem e enquanto cidadão e conceptualizam o ...
p. 53-58
Neste artigo debruçamo-nos sobre duas problemáticas que se incluem nas consideradas de «baixa intensidade…», claramente descuradas nas escolas do nosso país, a exigirem do sistema educativo respostas de qualidade, em primeiro lugar de modo a salvaguardar os direitos fundamentais das crianças e famílias, mas também pela «alta incidência», isto é, pelo elevado número de casos existentes. ; In this article we foc...
p. 29-50
p. 65-68
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