Autor(es):
Martins, Idalina Maria
; Costa, Nilza Maria Vilhena
; Roldão, Maria do Céu
; Abelha, Marta Cristina
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Profissão docente; Ensino das ciências - currículo
Descrição
Esta comunicação assume-se como
um contributo para a compreensão do
impacte da implementação do Processo de
Reorganização Curricular do Ensino Básico
na mudança das práticas curriculares e das
dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente
dos professores que leccionam a área
das Ciências Físicas e Naturais.
A sua sustentação teórica e os resultados
apresentados resultam de dois projectos de
investigação que, apesar de distintos, foram
desenvolvidos em rede, e que se centraram
nas duas questões seguintes: Como estão a
apropriar-se os professores, do 1º Ciclo e do 4º
Grupo do 2º Ciclo, da actual abordagem curricular
perspectivada para o desenvolvimento de competências,
em particular das definidas para a área
das Ciências Físicas e Naturais? (Martins,
2005) e Que tipo de Cultura Docente é promovida
ao nível do Departamento Curricular das
Ciências? (Abelha, 2005). A interligação
destas duas questões centra-se na convicção
de que uma abordagem curricular orientada
para a gestão mais autónoma do currículo
pelos professores e perspectivada para o
desenvolvimento de competências nos e
com os alunos pressupõe a existência de uma
cultura de colaboração docente.
A metodologia de investigação adoptada
assumiu uma natureza interpretativa, socorrendo-
se de abordagens essencialmente
qualitativas, complementares de um levantamento
inicial de carácter quantitativo. As
técnicas de recolha de dados utilizadas
foram o inquérito, por questionário e entrevista,
e a análise documental.
Os resultados encontrados evidenciam que a
assunção da actual abordagem curricular
perspectivada para o desenvolvimento de
competências nos e com os alunos e a descoberta
de novos sentidos para a ideia de
colectivo profissional são, ainda, realidades
débeis que se traduzem em constrangimentos
a nível da gestão curricular e das relações
de trabalho docente. Tais limitações aparecem
associadas a características persistentes
da cultura profissional dominante. Será,
também, objecto desta comunicação a apresentação
de áreas de intervenção (sugestões)
passíveis de inverter a situação referida,
decorrentes da informação proveniente da
investigação destes dois estudos. p. 263-273