Encontrados 3 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Trabalho colaborativo docente na gestão do currículo do ensino básico: do discu...

Abelha, Marta Cristina Lopes

A diversidade, complexidade e imprevisibilidade que caracterizam a sociedade actual exigem da Escola uma articulação eficaz entre as aprendizagens e a realidade sociocultural dos alunos, de modo a promover a formação de cidadãos instruídos, competentes, críticos e aptos para aprender a aprender ao longo da vida. Neste sentido, é crucial contextualizar e gerir o currículo, adequando-o à multiplicidade e idiossin...


Impacte do processo de reorganização curricular do ensino básico na área das ci...

Martins, Idalina Maria; Costa, Nilza Maria Vilhena; Roldão, Maria do Céu; Abelha, Marta Cristina

Esta comunicação assume-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente dos professores que leccionam a área das Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que, apes...


Cultura docente ao nível do departamento curricular das ciências : um estudo de...

Abelha, Marta Cristina Lopes

Neste Estudo de Caso sobre a Cultura Docente ao nível do Departamento Curricular das Ciências, partilha-se da opinião de Nóvoa (1999) quando este declara que o empobrecimento das práticas colaborativas tem consequências muito negativas para a profissão docente. E que, por essa mesma razão, é urgente descobrir novos sentidos para a ideia de colectivo profissional. Para além disso, e, ainda, na linha de pensament...


3 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor






Data




Tipo de Documento




Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia