A diversidade, complexidade e imprevisibilidade que caracterizam a sociedade actual exigem da Escola uma articulação eficaz entre as aprendizagens e a realidade sociocultural dos alunos, de modo a promover a formação de cidadãos instruídos, competentes, críticos e aptos para aprender a aprender ao longo da vida. Neste sentido, é crucial contextualizar e gerir o currículo, adequando-o à multiplicidade e idiossin...
Esta comunicação assume-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente dos professores que leccionam a área das Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que, apes...
Neste Estudo de Caso sobre a Cultura Docente ao nível do Departamento Curricular das Ciências, partilha-se da opinião de Nóvoa (1999) quando este declara que o empobrecimento das práticas colaborativas tem consequências muito negativas para a profissão docente. E que, por essa mesma razão, é urgente descobrir novos sentidos para a ideia de colectivo profissional. Para além disso, e, ainda, na linha de pensament...
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