O atual contexto social de aceleração exponencial, resultante de alterações políticas, económicas e do acesso imediato a um extenso conjunto de informações e a um manancial de desenvolvimentos científicos e tecnológicos, cujas implicações são imprevisíveis e transversais a diferentes setores, está em dissonância com as características do modelo escolar dominante e a naturalizada ‘gramática da escola’ (Formosinh...
Esta comunicação assume-se como um contributo para a compreensão do impacte da implementação do Processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico na mudança das práticas curriculares e das dinâmicas de trabalho docente, nomeadamente dos professores que leccionam a área das Ciências Físicas e Naturais. A sua sustentação teórica e os resultados apresentados resultam de dois projectos de investigação que, apes...
O processo de Reorganização Curricular do Ensino Básico e a consequente definição de um conjunto de competências reveladoras de um uso do saber que permita enfrentar e interpretar a diversidade social e cultural, a complexidade e a incerteza que caracterizam a sociedade actual, apresentaram-se como um novo desafio para o sistema de ensino português, particularmente no domínio da gestão do currículo. O normativo...
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