Document details

Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência...

Author(s): Chaleta, E. cv logo 1 ; Grácio, L. cv logo 2 ; Veiga Simão, A. cv logo 3 ; Ramalho, G. cv logo 4 ; Rosário, P. cv logo 5 ; Saraiva, M. cv logo 6 ; Sebastião, L. cv logo 7 ; Leal, F. cv logo 8 ; Silva, J. cv logo 9

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9841

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Orquestração da aprendizagem; Concepções; Abordagens; Experiência no curso; Ensino Superior


Description
Nas últimas décadas o modelo SAL debruçou-se sobre três componentes fundamentais do processo de aprendizagem: concepções, abordagens e percepção sobre os contextos de aprendizagem. A partir das experiências descritas pelos estudantes, estes estudos revelaram a existência de relações entre as três componentes, a qualidade da aprendizagem e os resultados académicos (Entwistle 2007; Marton & Säljo, 1997; Chaleta et al, 2009). A coordenação destas componentes foi denominada por Meyer de “orquestração da aprendizagem” (Meyer, 1991; 2000). Neste estudo a amostra foi constituída por 562 estudantes de 1º ano que responderam aos questionários um mês após a conclusão da avaliação do 1º semestre. De um modo geral podemos considerar que neste conjunto de estudantes existe consonância entre as concepções, as abordagens e a experiência no curso, isto é, que os estudantes apresentam formas apropriadas de “orquestrar” o seu processo de aprendizagem. Abstract In the last decades the SAL model focused on three fundamental components of the learning process: concepts, approaches and perceptions about the learning contexts. Based on the experiences described by students, these studies revealed the existence of relations between the three components, the quality of learning and academic results (Entwistle 2007; Saljo & Marton, 1997; Chaleta et al, 2009). The coordination of these components was termed by Meyer as "learning orchestration" (Meyer, 1991, 2000). In this study, the sample consisted of 562 students of the 1st year who responded to the questionnaires one month after the completion of the evaluation of the 1st semester. In general we can say that in this group of students there is consonance between the conceptions, approaches and experience in the course, i.e. students have appropriate forms of "learning orchestrating” process.
Document Type Part of book or chapter of book
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU