Encontrados 6 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Learning and Teaching in Higher Education/ Learning Orchestration in Higher Edu...

Chaleta, E. (Org)

É ponto assente que o desenvolvimento social e económico de um país depende do conhecimento e do nível educativo dos seus cidadãos. Num momento de crise económica profunda em que a sustentabilidade do ensino superior se encontra ameaçada e a sua organização com rumo incerto, importa, mais do que nunca, criar um espaço de reflexão em que a ciência se pronuncie, aproximando e colocando em evidência os contributos...


Orquestrar o aprender no ensino superior - Concepções, abordagens e experiência...

Chaleta, E.; Grácio, L.; Veiga Simão, A.; Ramalho, G.; Rosário, P.; Saraiva, M.; Sebastião, L.; Leal, F.; Silva, J.

Nas últimas décadas o modelo SAL debruçou-se sobre três componentes fundamentais do processo de aprendizagem: concepções, abordagens e percepção sobre os contextos de aprendizagem. A partir das experiências descritas pelos estudantes, estes estudos revelaram a existência de relações entre as três componentes, a qualidade da aprendizagem e os resultados académicos (Entwistle 2007; Marton & Säljo, 1997; Chaleta e...


Emoções e sentimentos nas experiências de aprendizagem no Ensino Superior – IESEA

Chaleta, E.

O estudo das emoções e dos sentimentos académicos tem vindo a ganhar expressão na última década devido ao reconhecimento do seu impacto na formação do pensamento e na qualidade da aprendizagem dos estudantes. Em associação com as componentes cognitivas emergem emoções e sentimentos que influenciam a motivação, a auto-regulação e o envolvimento dos estudantes na aprendizagem e, consequentemente, a sua realização...


Experiência no curso de estudantes de 1º ano – um estudo no âmbito das tutorias...

Chaleta, E.; Cristovão, M.; Semedo, C.; Saias, J.; Frias, A.

O presente estudo pretende conhecer a experiência no curso de estudantes de 1º ano que ingressaram na Universidade de Évora no final do 1º semestre. Estudos realizados sobre a percepção dos estudantes relativa ao contexto de aprendizagem no ensino superior indicam forte relação com as abordagens à aprendizagem e apresentam forte relevância para a compreensão da forma como os estudantes acedem ao conhecimento e ...


Abordagens à aprendizagem e características dos estudantes do ensino superior

Velez, M.J.; Chaleta, E.

O estudo aqui apresentado procurou identificar as abordagens à aprendizagem em estudantes da Universidade de Évora em função das suas características, nomeadamente, género, ano e escola em que se insere o curso que frequentam, gosto pelo curso, perceção de dificuldade do curso e autoavaliação enquanto alunos. Recorremos ao ASSISTsv (Approaches and Study Skills Inventory for Students – short version). A amostra ...


A formação docente para a prática inclusiva no Curso de Pedagogia da Universida...

Almeida, J.; Chaleta, E.; Oliveira, V

Vários elementos são fundamentais para o sucesso de uma escola inclusiva. Para que esta seja uma realidade é fundamental a mudança de concepção de educação, de escola, de prática pedagógica, de currículo, de avaliação, etc., mas nenhum desses elementos surtirá efeito se não houver a formação e a capacitação dos professores para a prática de uma Educação Inclusiva (UNESCO & MEC-Espanha, Declaração de Salamanca, ...


6 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data


Tipo de Documento



Recurso


Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia