Document details

Caracterização do Ensino, da Avaliação e Aprendizagens numa Universidade Portug...

Author(s): Borralho, António cv logo 1 ; Dias, Raquel cv logo 2 ; Cid, Marília cv logo 3 ; Fialho, Isabel cv logo 4

Date: 2013

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/9699

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ensino; Avaliação; Aprendizagem; Ensino Superior


Description
A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black & William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde.
Document Type Lecture
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU