A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos qu...
A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos qu...
Este trabalho consiste num estudo sobre as práticas letivas desenvolvidas em ambiente de sala de aula, no 1º ciclo do Ensino Básico, relativas ao Programa de Matemática do Ensino Básico de 2007, focando-se nas práticas de ensino e de avaliação e no envolvimento e participação dos alunos no desenvolvimento das suas aprendizagens de uma turma pertencente ao processo de experimentação. Esta investigação decorreu n...
Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Reali...
Tese de doutoramento, Ciências Biomédicas (Neurociências), Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina, 2011 ; Most of the fast excitatory transmission in the brain is conveyed by ionotropic glutamate a-amino-3-hydroxy-5-methyl-4- isoxazolepropionic acid (AMPA) receptors, formed by tetrameric assemblies of different subunit (GluR1-GluR4) composition. Modulation of AMPA receptors enables profound changes in s...
O estudo que agora se apresenta neste relatório foi organizado tendo em conta os seguintes objectivos principais: Descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas por professores experimentadores e/ou por professores a leccionar no âmbito do processo de generalização. Descrever, analisar e interpretar o envolvimento e a participação dos alunos no desenvolvimento das...
Pretende-se dar a conhecer um estudo de avaliação que foi concebido e desenvolvido na sequência de um protocolo de prestação de serviços estabelecido entre o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) do Ministério da Educação (ME) e que vem na sequência de um outro levado a cabo em 2009/2010 (Fernandes, Vale, Borralho & Cruz, 2010). Reali...
Mestrado em Ciências Empresariais ; O Gás Natural, como utility que é, constitui uma fonte energética fundamental no panorama energético de qualquer país. Nos últimos anos, o mercado de GN tem vindo a sofrer algumas alterações significativas a nível estrutural, nomeadamente, através da imposição da Directiva Comunitária da União Europeia 98/30/CE, de 2 de Junho de 2008. A referida Directiva estabeleceu regras ...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |