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Seminário Avaliação externa de escolas. Percursos, consensos e divergências

Autor(es): Fialho, Isabel cv logo 1 ; Saragoça, José cv logo 2 ; Silvestre, Maria José cv logo 3 ; Correia, Ana paula cv logo 4 ; Gomes, Sónia cv logo 5

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8502

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Avaliação externa de escolas; Relatórios; Contraditórios


Descrição
Este seminário insere-se no Projeto Impacto e Efeitos da Avaliação Externa nas Escolas do Ensino não Superior, financiado pela FCT (PTDC/CPE-CED/116674/2010) e desenvolvido por equipas das Universidades do Minho, Porto, Coimbra, Lisboa, Évora e Algarve. O programa de Avaliação Externa das Escolas, iniciado em 2006/2007, sob a responsabilidade da Inspeção Geral de Educação justifica-se, entre outros, pelo objetivo de promover processos de melhoria da educação, articulando-se com a autoavaliação, a regulação do sistema educativo e a participação social nas escolas. Este Projeto tendo como fim estudar o impacto e efeitos da avaliação externa das escolas sobre as escolas e a comunidade, recorre a um quadro teórico e metodológico que permite responder às seguintes questões: A Avaliação Externa das Escolas produz impacto e efeitos na melhoria da escola ao nível organizacional, curricular e pedagógico?; na consolidação da autoavaliação institucional?; na participação da comunidade na vida social da escola?; na apropriação pela escola e comunidade dos referentes utilizados na avaliação institucional? Neste seminário pretende-se divulgar algum do trabalho já realizado no âmbito do projeto e aprofundar o quadro metodológico da investigação, bem como criar um espaço de debate e partilha de estudos, de práticas e de saberes em torno da temática da avaliação externa das escolas.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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