Author(s):
Bonito, Jorge
; McDade, Graça Monteiro
; Rebelo, Dorinda
; Morgado, Margarida
; Martins, Luísa
; Medina, Jorge
; Marques, Luis
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/8362
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): formação de professores; astrogeologia; tempo geológico; didática das iências da Terra
Description
As finalidades da Educação em Ciência colocam hoje novos desafios aos professores, nomeadamente, em relação ao contexto em que deverão mobilizar os saberes didácticos da área da especialidade e aos materiais curriculares necessários à sua integração no contexto educativo. Neste sentido, torna-se particularmente importante reflectir sobre a respectiva formação em geral, e a contínua em particular, de modo a ajudar os professores a enfrentarem os problemas com que são confrontados na sua actividade profissional. Nesta comunicação fazemos uma reflexão sobre os desafios que se colocam à actual situação da formação de professores de ciências em Portugal, apresentando um quadro teórico no qual se define o conceito de professor investigador, o seu enquadramento e a articulação com os indicadores emergentes da investigação em Didáctica das Ciências. A presente comunicação resulta de dois estudos que estão a ser desenvolvidos, centrados em temáticas de reconhecida complexidade e importância no ensino da Geologia e, portanto, estruturantes da formação do aluno como cidadão: o Tempo Geológico e a Astrogeologia. Discute-se a importância do aprofundamento do quadro teórico, por parte dos professores relativamente às temáticas em questão, com vista a uma melhor preparação, quer para interpretar as perspectivas expressas pelos alunos, quer para elaborar e implementar materiais didácticos sustentados em perspectivas construtivistas, que ajudem os alunos a compreender a complexidade dos fenómenos geológicos e a relevância destas temáticas na sua própria formação.