Esta comunicação apresenta os princípios orientadores da construção do programa da disciplina de Geologia do ensino secundário na República Democrática de Timor-Leste, do alinhamento didático organizativo dos manuais da mesma disciplina e, ainda, dos respetivos guias de professores para o 10.º, 11.º e 12.º anos. O trabalho desenvolveu-se no âmbito da reestruturação do ensino secundário que resultou de um protoc...
Integrar nos currículos de ciências dos ensinos básico e secundário temáticas relacionadas com o ambiente e com as respetivas implicações de natureza sociológicas é um motivo com o qual nos temos de congratular. Os currículos ficam mais capazes de poderem dar uma desejável contribuição social, ajudando os alunos a adquirirem conceitos estruturantes e a desenvolverem competências que lhes permitam sustentar a su...
Resumo não disponível.
Resumo não disponível.
No âmbito da Reforma Curricular do Ensino Secundário Geral da República Democrática de Timor-Leste, foi definido um plano que permitisse aos alunos escolher uma de duas vias de formação: Ciências e Tecnologias, e Ciências Sociais e Humanidades. Inserida na primeira via, a Geologia, que se articula com área do desenvolvimento científico das Ciências Físico-Naturais, estudadas no 3.º ciclo do ensino básico, é uma...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto “El tiempo geológico en contexto escolar: contribuciones de las percepciones de los alumnos para...
O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências. Fazer uma ponte entre as experiências de tempo vividas pelos alunos, onde estes convivem com escalas de tempo que incorporam diferentes dimensões e extensões, é uma tarefa desafiante e cognitivamente exigente para os professores de Geociências dos ensinos bás...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Universidad de Aveiro (Portugal) y busca diagnost...
O artigo será constituído por duas partes, na primeira proceder-se-á a uma breve apresentação do desenvolvimento da investigação em Educação em Geociências (EG) e das suas implicações para o currículo, tudo isto no contexto da Educação em Ciência (EC). A segunda, abordará o enquadramento em que se efetuou a conceção e construção do currículo de Geologia para os três anos do ensino secundário de Timor-Leste proj...
Geological time is a complex concept that requires a particular approach on educational context of geosciences as well as on teacher education. The in service training course - Geological time: from students’ ideas to the presentation and discussion of new curriculum materials for Geology teaching, intended to give useful suggestions to basic and secondary school teachers. Those suggestions came from a research...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |