Encontrados 34 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Programa e Recursos para o Ensino de Geologia no ensino secundário em Timor-Leste

Bonito, Jorge; Rebelo, Dorinda; Medina, Jorge; Morgado, Margarida; Andrade, António Soares; Marques, Luis

Esta comunicação apresenta os princípios orientadores da construção do programa da disciplina de Geologia do ensino secundário na República Democrática de Timor-Leste, do alinhamento didático organizativo dos manuais da mesma disciplina e, ainda, dos respetivos guias de professores para o 10.º, 11.º e 12.º anos. O trabalho desenvolveu-se no âmbito da reestruturação do ensino secundário que resultou de um protoc...


FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM GEOCIÊNCIAS E CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: PERCEÇÕES EMERG...

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Marques, Luis; Andrade, António Soares

Integrar nos currículos de ciências dos ensinos básico e secundário temáticas relacionadas com o ambiente e com as respetivas implicações de natureza sociológicas é um motivo com o qual nos temos de congratular. Os currículos ficam mais capazes de poderem dar uma desejável contribuição social, ajudando os alunos a adquirirem conceitos estruturantes e a desenvolverem competências que lhes permitam sustentar a su...


Formação de professores em Geociências e consciência ambiental: perceções emerg...

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Marques, Luís; Andrade, António Soares de

Resumo não disponível.


Programa e Recursos para o Ensino de Geologia no ensino secundário em Timor-Leste

Bonito, Jorge; Rebelo, Dorinda; Medina, Jorge; Morgado, Margarida; Andrade, António Soares; Marques, Luis

Resumo não disponível.


EDUCAÇÃO EM GEOCIÊNCIAS NO CURRÍCULO DO ENSINO SECUNDÁRIO DE TIMOR-LESTE

Bonito, Jorge; Marques, Luis; Rebelo, Dorinda; Soares de Andrade, António

No âmbito da Reforma Curricular do Ensino Secundário Geral da República Democrática de Timor-Leste, foi definido um plano que permitisse aos alunos escolher uma de duas vias de formação: Ciências e Tecnologias, e Ciências Sociais e Humanidades. Inserida na primeira via, a Geologia, que se articula com área do desenvolvimento científico das Ciências Físico-Naturais, estudadas no 3.º ciclo do ensino básico, é uma...


UNA CONTRIBUCIÓN PARA LA EDUCACIÓN Y LA CIUDADANÍA: EL TIEMPO GEOLÓGICO

Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; McDade, Graça; Bonito, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto “El tiempo geológico en contexto escolar: contribuciones de las percepciones de los alumnos para...


O tempo geológico na formação de professores de geociências

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luís

O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências. Fazer uma ponte entre as experiências de tempo vividas pelos alunos, onde estes convivem com escalas de tempo que incorporam diferentes dimensões e extensões, é uma tarefa desafiante e cognitivamente exigente para os professores de Geociências dos ensinos bás...


El tiempo geológico: una contribución para la ciudadanía

Medina, Jorge; Rebelo, Dorinda; Morgado, Margarida; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luís

El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Universidad de Aveiro (Portugal) y busca diagnost...


Educação em geociências: investigação educacional e currículo de Timor-Leste

Rebelo, Dorinda; Andrade, António; Bonito, Jorge; Marques, Luis

O artigo será constituído por duas partes, na primeira proceder-se-á a uma breve apresentação do desenvolvimento da investigação em Educação em Geociências (EG) e das suas implicações para o currículo, tudo isto no contexto da Educação em Ciência (EC). A segunda, abordará o enquadramento em que se efetuou a conceção e construção do currículo de Geologia para os três anos do ensino secundário de Timor-Leste proj...


O tempo geológico na formação de professores de geociências

Morgado, Margarida; Rebelo, Dorinda; McDade, Graça Monteiro; Bonito, Jorge; Medina, Jorge; Martins, Luísa; Marques, Luis

Geological time is a complex concept that requires a particular approach on educational context of geosciences as well as on teacher education. The in service training course - Geological time: from students’ ideas to the presentation and discussion of new curriculum materials for Geology teaching, intended to give useful suggestions to basic and secondary school teachers. Those suggestions came from a research...


34 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia