A partir das actas de vereação de Câmara do concelho de Loulé (1384-1488) procura-se interpretar um conjunto de dados que ajude a esclarecer os hábitos alimentares da população louletana no período medieval. Ainda, tenta-se contribuir para a redução do desconhecimento generalizado sobre a alimentação das populações algarvias, não obstante alguns estudos publicados, e clarifica-se se o modelo alimentar predomina...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto “El tiempo geológico en contexto escolar: contribuciones de las percepciones de los alumnos para...
This book edited by Dr. Mirza Hasanuzzaman and Dr. Masayuki Fujita presents a collection of 16 chapters written by 67 experts from 19 countries working on cadmium toxicity. This volume provides the readers with a background for understanding cadmium toxicity, its environmental and health aspects, and its remediation mechanisms. Various chapters included in this book provide a state-of-the-art account of the inf...
O presente volume reúne uma selecção de nove trabalhos que foram maioritariamente apresentados ao colóquio Mestiçagens e identidades intercontinentais nos espaços lusófonos, que teve lugar na Universidade de Évora a 9 e 10 de Julho de 2012. Com esta publicação, pretendem os organizadores complementar o número especial da revista Perspectivas, onde foram publicados os restantes oito textos igualmente aprese...
Poster apresentado no Colóquio Internacional Conhecimento e Ciência Colonial com objetivo de despertar para o espólio museológico que Manuel Viegas Guerreiro ofereceu ao Liceu Nacional de Faro (1948-1950) para aí instalar um Museu-Sala de Angola, conforme programa político educativo da época.
O conceito de tempo geológico é complexo e, portanto, a sua abordagem requer uma particular atenção no âmbito do ensino e da aprendizagem das Geociências. Fazer uma ponte entre as experiências de tempo vividas pelos alunos, onde estes convivem com escalas de tempo que incorporam diferentes dimensões e extensões, é uma tarefa desafiante e cognitivamente exigente para os professores de Geociências dos ensinos bás...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, y por eso la necesidad de insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo ha sido realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Universidad de Aveiro (Portugal) y busca diagnost...
Face ao contexto da sociedade actual, reconhecem-se as potencialidades de trabalhar conceitos complexos uma vez que poderão ser uma chave para a resolução dos novos problemas. As Ciências da Terra têm sido reconhecidas como de grande importância para o pensamento geral. No entanto, a investigação tem revelado que há dificuldades evidentes, por parte dos alunos, dos professores, dos pais e dos cidadãos em termos...
Geological time is a complex concept that requires a particular approach on educational context of geosciences as well as on teacher education. The in service training course - Geological time: from students’ ideas to the presentation and discussion of new curriculum materials for Geology teaching, intended to give useful suggestions to basic and secondary school teachers. Those suggestions came from a research...
El tiempo geológico es un concepto muy complejo en lo que se refiere a la enseñanza y al aprendizaje de las Ciencias de la Tierra, por eso continua a ser necesario justificar la necesidad de (continuar con) insistir en el desarrollo de investigación que pueda facilitar su comprensión en el contexto educativo. Este trabajo realizado en el ámbito del proyecto Deep time: contribution for citizenship, de la Univers...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |