Autor(es):
Cociorva, Aliona
; Saraiva, Margarida
; Ferreira, Osvaldo
; Novas, Jorge Casas
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5542
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Custos da Qualidade; Gestão da Qualidade; Planeamento e Controlo da Qualidade; Certificação
Descrição
A globalização dos mercados, onde a competição é cada vez maior, fez com que a gestão da qualidade e os
sistemas de gestão de custos da qualidade se tornassem factores da maior importância para a competitividade das
organizações. O movimento da qualidade está intimamente associado à certificação dos sistemas de gestão da qualidade que,
por si só, não é suficiente para assegurar a competitividade das organizações nos mercados altamente competitivos.
Hoje em dia, as empresas dispõem, regra geral, de menos recursos do que no passado, o que as obriga a geri-los de forma
mais criteriosa e racional. Assim, as organizações, cada vez mais, têm que ser eficientes na sua gestão e procuram medir a
qualidade em termos monetários, através de sistemas de gestão de custos da qualidade, destacando assim a validade e
utilidade do planeamento e controlo dos custos da qualidade, como instrumento de gestão.
O presente artigo insere-se num projecto de investigação no âmbito do Mestrado em Gestão da Universidade de Évora,
tendo como objectivo conhecer os procedimentos adoptados no planeamento e controlo dos custos da qualidade nas
empresas portuguesas certificadas, bem como verificar se elaboram relatórios de gestão que permitam determinar o retorno
financeiro dos investimentos efectuados em qualidade.
Os resultados obtidos evidenciam que existe uma baixa aderência da maioria das empresas respondentes em relação à
implementação de sistemas formais que quantificam e controlam os custos de qualidade, bem como à identificação explícita
e isolada dos custos da qualidade nos relatórios de gestão.