Document details

Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das C...

Author(s): Oliveira, Vítor cv logo 1 ; Cid, Marília cv logo 2 ; Valente, Mariana cv logo 3 ; Figueiredo, Margarida cv logo 4 ; Quadrado, Anabela cv logo 5 ; Fialho, Isabel cv logo 6 ; Matos, Jorge cv logo 7 ; Cóias, Margarida cv logo 8 ; Matos, Nuno cv logo 9 ; Mendes, Paulo cv logo 10

Date: 2009

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/5092

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Ensino experimental das ciências; Observação; Narração; Reflexão


Description
A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Paixão, F.; Jorge, F. R.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU