Encontrados 10 documentos, a visualizar página 1 de 1

Ordenado por Data

Scientific objects in the exhibition CHIMICA

Mendes, Paulo J.; Rosado, Fernando; Ferreira, Teresa; Caldeira, Ana Teresa; Fialho, Antónia; Candeias, António; Figueiredo, Margarida; Galacho, Cristina

Secondary School André de Gouveia (ESAG) is frequently associated to Lyceu d’Évora from which it inherited the historical and cultural background. Lyceu d’Évora was established in 1841 after the educational reform of Passos Manuel and was set at Colégio do Espírito Santo, in Évora, until 1979. During that period, a physics and chemistry laboratory was created and developed at the Lyceu and it was enriched with ...


Scientific objects in the exhibition CHIMICA

Mendes, Paulo J.; Rosado, Fernando; Ferreira, Teresa; Caldeira, Ana Teresa; Candeias, António; Conde, Antónia Fialho; Figueiredo, Margarida

Secondary School André de Gouveia (ESAG) is frequently associated to Liceu de Évora from which it inherited the historical and cultural background. Lyceu Nacional d’Évora was established in 1841 after the educational reform of Passos Manuel and was set at Colégio do Espírito Santo, in Évora, until 1979. During that period, a physics and chemistry laboratory was created and developed at the Liceu and it was enri...


Chimica: a arte de transformar a matéria

Conde, Antónia Fialho; Galacho, Cristina; Rosado, Fernando; Figueiredo, Margarida; Valente, Mariana; Mendes, Paulo; Ferreira, Teresa

«CHIMICA. Segundo a accepçaõ commua, he Syuonimo de Alchimia, ou Alquimia. Mas por Chimica ordinariamente entendemos a Arte, que com varias, & sutilissimas operaçoens, reduz todos os córpos naturaes a seus primeiros principios, & em minimas particulas os resolve» O Químico convive diariamente com o laboratório e os objetos ai residentes. Designações como material de vidro ou equipamento fazem parte da termino...


Scientific objects in the exhibition CHIMICA

Rosado, Fernando; Ferreira, Teresa; Figueiredo, Margarida; Galacho, Cristina; Mendes, Paulo; Conde, Antónia Fialho; Caldeira, Ana Teresa

Secondary School André de Gouveia (ESAG) is frequently associated to Liceu de Évora from which it inherited the historical and cultural background. Lyceu Nacional d’Évora was established in 1841 after the educational reform of Passos Manuel and was set at Colégio do Espírito Santo, in Évora, until 1979. During that period, a physics and chemistry laboratory was created and developed at the Liceu and it was enri...


Kepler and 'the irreducible and obstinate facts'

Valente, Mariana

This issue coincides with a turning point for CAAUL and for Portuguese astronomers and astrophysicists in general. In July, CAAUL organised the 23rd national meeting for astronomy and astrophysics (XXIII ENAA), the showcase for the exciting research carried out in the various universities and institutes throughout Portugal and beyond, research that is proving more and more difficult to pursue given the straight...


A valorização pedagógica da experiência de Oersted

Valente, Mariana; Caldeira, Nazaré

A Experiência de Oersted está na base de uma importante revolução tecnológica. Sem ela a nossa vida, hoje, seria substancialmente diferente. A Física escolar dá-lhe pouca relevância, perdendo uma boa oportunidade de, através dela, contactar com alguns passos da descoberta científica. Esta experiência histórica contém uma série de sessenta experiências, de natureza qualitativa, que nos ajudam a aprender a conhe...


DA “RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS” AO CONCEITO DE ENERGIA

Valente, Mariana

A produção e a utilização de narrativas históricas é, hoje, objecto de interesse no âmbito da investigação em Educação em Ciências, revelando ser uma via importante para uma utilização educativa da História e Filosofia das Ciências. Neste artigo desenvolvemos uma narrativa histórica, com base nos textos de Lavoisier e Seguin (1789-1790) sobre a respiração dos animais. O seu objectivo é desenvolver alguma sensib...


Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das C...

Oliveira, Vítor; Cid, Marília; Valente, Mariana; Figueiredo, Margarida; Quadrado, Anabela; Fialho, Isabel; Matos, Jorge; Cóias, Margarida; Matos, Nuno

A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressal...


Uma leitura pedagógica da construção histórica do conceito de energia: contribu...

Valente, Mariana de Jesus Pedreira

Tese de doutoramento em Ciêncas da Educação, área da Teoria Curricular e Ensino das Ciências ; A noção de energia tem, ao longo da sua história, ocupado um lugar charneira entre movimentos antagonistas, nomeadamente entre representacionistas e expressionistas (na história da pintura), entre energetistas e mecanicistas (na Física); tal como esta investigação mostra. No que diz respeito ao campo educativo ela en...

Data: 1999   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

A pedagogia do conceito de energia: contributo para a utilização formativa do c...

Valente, Mariana de Jesus Pedreira

Dissertação de mestrado em Ciências da Educação: área de Educação e Desenvolvimento ; Quando nasce um novo conceito é necessário um termo para o designar. O termo energia é utilizado para designar o conceito científico que emerge, a meados do século dezanove, com o estabelecimento do, então, Princípio de Conservacão da Força. Que relações se podem estabelecer entre o novo conceito e a ideia de energia que nos ...

Data: 1993   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

10 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data







Tipo de Documento







Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia