Encontrados 39 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

Saúde mental: o modelo clínico-comunitário numa unidade socio-ocupacional

Figueiredo, Margarida

Centrando-nos no modelo clinico-comunitário, faremos uma abordagem à metodologia aplicada numa Unidade Socio-Ocupacional de Barcelos, a Unidade Paul Adam Mckay, através do programa piloto “Gerar Percursos na Sociedade – GPS Barcelos XXI”. Esta é uma Unidade que dá apoio a pessoas com doença mental severa. Os cuidados de Saúde Mental estão a ser alvo de uma restruturação e as Unidades Socio Ocupacionais são uma ...


Doença de Ménétrier da infância – uma causa de hipoalbuminemia

Couto Guerra, Isabel; Sarmento, Alzira; Figueiredo, Margarida; Morais, Lurdes; Ferreira, Helena; Marques, Laura; Pereira, Fernando; Senra, Virgílio

Resumo: A doença de Ménétrier da infância é uma entidade rara, de etiologia desconhecida, embora esteja descrita associação com infecção por Cytomegalovirus em cerca de um terço dos casos. As alterações clínico-laboratoriais características são o edema e a hipoproteinemia com hipoalbuminemia. Uma criança do sexo masculino, com 22 meses e previamente saudável, foi internada por edema generalizado, com hipoprotei...

Data: 2014   |   Origem: Acta Pediátrica Portuguesa

School Dropout Screening through Artificial Neural Networks based Systems

Figueiredo, Margarida; Vicente, Lídia; Vicente, Henrique; Neves, José

School dropout is one of the major concerns of our society. Indeed, it is a complex phenomenon, resulting in economic and social losses, either to the individual, family or the community to which the person belongs. Academic difficulty and failure, poor attendance, retention, disengagement from school together with family and socio-economic reasons can lead to such occurrence. In this work Logic Programming was...


Lab Classes in Chemistry Learning - An Artificial Intelligence View

Figueiredo, Margarida; Esteves, M. Lurdes; Neves, José; Vicente, Henrique

The teaching methodology used in lab classes in Chemistry Learning was studied for a cohort of 702 students in the 10th grade of Portuguese Secondary Schools. The k-Means Clustering Method, with k values ranging between 2 (two) and 4 (four), was used in order to segment the data. Decision Trees were used for the development of explanatory models of the segmentation. The results obtained showed that the majority...


An Extension of the Eindhoven Classification Model to the Educational Sector

Figueiredo, Margarida; Vicente, Lídia; Vicente, Henrique; Alves, Victor; Neves, José

This work presents an extension of the Eindhoven Classification Model to sort adverse events root causes for the Educational Sector. Extended Logic Programming was used for knowledge representation and reasoning with defective information, allowing for the modelling of the universe of discourse in terms of default data, information and knowledge. Indeed, a systematization of the evolution process of the body of...


Scientific objects in the exhibition CHIMICA

Mendes, Paulo J.; Rosado, Fernando; Ferreira, Teresa; Caldeira, Ana Teresa; Fialho, Antónia; Candeias, António; Figueiredo, Margarida; Galacho, Cristina

Secondary School André de Gouveia (ESAG) is frequently associated to Lyceu d’Évora from which it inherited the historical and cultural background. Lyceu d’Évora was established in 1841 after the educational reform of Passos Manuel and was set at Colégio do Espírito Santo, in Évora, until 1979. During that period, a physics and chemistry laboratory was created and developed at the Lyceu and it was enriched with ...


Scientific objects in the exhibition CHIMICA

Mendes, Paulo J.; Rosado, Fernando; Ferreira, Teresa; Caldeira, Ana Teresa; Candeias, António; Conde, Antónia Fialho; Figueiredo, Margarida

Secondary School André de Gouveia (ESAG) is frequently associated to Liceu de Évora from which it inherited the historical and cultural background. Lyceu Nacional d’Évora was established in 1841 after the educational reform of Passos Manuel and was set at Colégio do Espírito Santo, in Évora, until 1979. During that period, a physics and chemistry laboratory was created and developed at the Liceu and it was enri...


“E fez-se água!” Uma proposta didática baseada na História da Ciência para abor...

Figueiredo, Margarida; Paixão, Fátima

Este trabalho apresenta e descreve uma Unidade didática, desenvolvida no âmbito do Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia Y Tecnología), com o objetivo de melhorar a compreensão da Interdependência entre a Ciência e a Tecnologia. No desenho da Unidade didática apresentada foram utilizados materiais, que se enquadram no domínio da História da Ciência, ligados ao nome de Antoine...


Chimica: a arte de transformar a matéria

Conde, Antónia Fialho; Galacho, Cristina; Rosado, Fernando; Figueiredo, Margarida; Valente, Mariana; Mendes, Paulo; Ferreira, Teresa

«CHIMICA. Segundo a accepçaõ commua, he Syuonimo de Alchimia, ou Alquimia. Mas por Chimica ordinariamente entendemos a Arte, que com varias, & sutilissimas operaçoens, reduz todos os córpos naturaes a seus primeiros principios, & em minimas particulas os resolve» O Químico convive diariamente com o laboratório e os objetos ai residentes. Designações como material de vidro ou equipamento fazem parte da termino...


Jornadas do Departamento de Química de Évora 2013

Teixeira, António; Pereira, António; Galacho, Cristina; Figueiredo, Margarida; Lopes, Maria Elmina; Mendes, Paulo; Ferreira, Teresa

O Departamento de Química (DQUI) é uma subunidade orgânica da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora com competências na coordenação de ensinos e no apoio e incentivo à investigação científica, nas áreas da química, bioquímica e engenharia química e bioquímica. No âmbito destas competências nos planos científico e pedagógico, tem-se empenhado num ensino de qualidade, na melhoria das atividades...


39 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento









Recurso










Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia