Detalhes do Documento

Da criação de perplexidades à produção de sentidos no Ensino Experimental das C...

Autor(es): Oliveira, Vítor cv logo 1 ; Cid, Marília cv logo 2 ; Valente, Mariana cv logo 3 ; Figueiredo, Margarida cv logo 4 ; Quadrado, Anabela cv logo 5 ; Fialho, Isabel cv logo 6 ; Matos, Jorge cv logo 7 ; Cóias, Margarida cv logo 8 ; Matos, Nuno cv logo 9 ; Mendes, Paulo cv logo 10

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/5092

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ensino experimental das ciências; Observação; Narração; Reflexão


Descrição
A presente comunicação procura dar testemunho do caminho percorrido pelos autores, enquanto formadores do Programa de Formação de Professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Ensino Experimental das Ciências. A partir da narração e exploração didáctica de situações educativas concretas, construídas e partilhadas por formadores, formandos e alunos, em torno dos temas abordados naquele Programa, ressaltamos a importância do estabelecimento de uma relação pedagógica forte entre todos os parceiros educativos. Procuramos ainda evidenciar que a construção de uma narrativa, unindo os diferentes temas do Programa, pode aumentar as potencialidades educativas de cada um deles e dar novos sentidos a este longo percurso de aprendizagem.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Paixão, F.; Jorge, F. R.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia