Detalhes do Documento

O que dizem os estudantes do ensino secundário e do ensino superior sobre as pr...

Autor(es): Bonito, Jorge cv logo 1 ; Oliveira, Maria Manuela cv logo 2 ; Rebelo, Hugo cv logo 3 ; Saraiva, Margarida cv logo 4 ; Trindade, Vítor cv logo 5

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4860

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Qualidade; Ensino; Representações


Descrição
A qualidade é actualmente preocupação da maioria dos sistemas naturalmente, também, nos sistemas educativos, onde se assume como uma das principais metas (e.g., MEC, 1999). Matias (1999) concluía que o problema da qualidade de ensino se encontra associado ao problema da qualidade do professor, ou seja, da sua qualidade humana, do nível científico dos seus conhecimentos e da sua preparação pedagógica, por exemplo, ao nível da animação educativa. Para dar resposta a estas preocupações, foi construído um projecto de pesquisa para o triénio 2007-2010, que procurasse compreender as perspectivas dos estudantes portugueses dos ensinos secundário e superior sobre a qualidade de ensino. Num primeiro momento, foram inquiridos os alunos do último ano do ensino secundário de uma escola pública e, de forma paralela, os alunos do 1.º ano de enfermagem e de gestão da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja. Neste artigo, dá-se conta dos resultados relativos às variáveis “rendimento académico”, “motivação dos alunos”, “empenho dos docentes” e “metodologias de ensino”, comparando estes dois níveis de ensino e identificado o quadro perfilhado pelos alunos.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Ferreira, N.; Pereira, M.; Silva, S.
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia