Autor(es):
Bonito, Jorge
; Oliveira, Maria Manuela
; Rebelo, Hugo
; Saraiva, Margarida
; Trindade, Vítor
Data: 2009
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4860
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Qualidade; Ensino; Representações
Descrição
A qualidade é actualmente preocupação da maioria dos sistemas naturalmente, também, nos sistemas educativos, onde se assume como uma das principais metas (e.g., MEC, 1999). Matias (1999) concluía que o problema da qualidade de ensino se encontra associado ao problema da qualidade do professor, ou seja, da sua qualidade humana, do nível científico dos seus conhecimentos e da sua preparação pedagógica, por exemplo, ao nível da animação educativa. Para dar resposta a estas preocupações, foi construído um projecto de pesquisa para o triénio 2007-2010, que procurasse compreender as perspectivas dos estudantes portugueses dos ensinos secundário e superior sobre a qualidade de ensino. Num primeiro momento, foram inquiridos os alunos do último ano do ensino secundário de uma escola pública e, de forma paralela, os alunos do 1.º ano de enfermagem e de gestão da Universidade de Évora e do Instituto Politécnico de Beja. Neste artigo, dá-se conta dos resultados relativos às variáveis “rendimento académico”, “motivação dos alunos”, “empenho dos docentes” e “metodologias de ensino”, comparando estes dois níveis de ensino e identificado o quadro perfilhado pelos alunos.
Tipo de Documento
Artigo
Idioma
Português
Editor(es)
Ferreira, N.; Pereira, M.; Silva, S.