Document details

O Programa de Formação Contínua em Matemática: Contributos da investigação

Author(s): Canavarro, Ana Paula cv logo 1 ; Serrazina, Lurdes cv logo 2 ; Guerreiro, António cv logo 3 ; Rocha, Isabel cv logo 4 ; Portela, José cv logo 5

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4825

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Educação matemática; Formação de Professores; Programa de Formação Contínua em Matemática de Professores


Description
Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua grande maioria, realizados por membros de equipas do PFCM ou da Comissão de Acompanhamento. A maior parte destes estudos centra-se no desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, com incidência na análise do aprofundamento do seu conhecimento matemático, didáctico e curricular. Um olhar transversal sobre os estudos permite destacar os contributos do modelo do PFCM, centrado na prática lectiva, com grande ênfase na leccionação e na reflexão sobre a mesma, para a evolução dos professores participantes no PFCM. O papel da análise das produções dos alunos para a reflexão dos professores é outro aspecto a destacar.
Document Type Article
Language Portuguese
Editor(s) Nunes, Cláudia; Henriques, Ana; Caseiro, Ana; Silvestre, Ana; Pinto, Hélia; Jacinto, Hélia; Ponte, João Pedro
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU