Encontrados 49 documentos, a visualizar página 1 de 5

Ordenado por Data

Conceptualizando o ensino exploratório da matemática: contributos da prática d...

Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana Paula

Este estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática, procurando estabelecer um quadro de referência que identifique e relacione as intenções e ações do professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo na análise...


Um caso multimédia na formação inicial: contributos para o conhecimento sobre o...

Canavarro, Ana Paula

Este artigo tem como foco o uso de casos multimédia na formação inicial de professores e procura analisar o seu contributo para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras acerca do ensino exploratório da Matemática, bem como apreciar as suas perspetivas sobre as mais-valias do caso multimédia utilizado como recurso formativo. Analisam-se questionários e relatórios de treze alunas do Mestr...


DESCREVENDO AS PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO DA MATEMÁTICA: O CASO DA PROFESS...

Menezes, Luís; Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia

Este estudo surge enquadrado no projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação analisam...


Understanding Mathematics Inquiry-Based Classroom Practice: Teacher’s Actions A...

Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, Luís

This paper focuses on the inquiry-based teaching of mathematics (Stein, Engle, Smith & Hughes, 2008). It is our purpose to deepen our understanding of this complex practice of the teachers, considering both the actions and the intentions behind the actions they perform (Ponte & Chapman, 2006). We analyse the case of one of the teachers we work with in a broader Design Research project where the research on clas...


Conceptualizando o ensino exploratório da Matemática: Contributos da prática de...

Oliveira, Hélia; Menezes, Luís; Canavarro, Ana Paula

Este estudo tem como objetivo compreender a prática de ensino exploratório da Matemática, procurando estabelecer um quadro de referência que identifi que e relacione as intenções e ações do professor nas suas práticas letivas deste tipo de ensino exploratório. Para tal, baseamo-nos na literatura do domínio e na análise de práticas de professores de diferentes níveis de ensino, focando-nos neste artigo na anális...


Descrevendo as práticas de ensino exploratório da Matemática: o caso da profess...

Menezes, Luís; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula

Este estudo surge no enquadrado do projeto de investigação P3M: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Um dos seus objetivos é a proposta de um quadro de referência para descrever a prática de ensino exploratório da Matemática, a partir de elementos teóricos e da análise das práticas de sala de aula de professores que habitualmente realizam aulas de natureza exploratória – nesta comunicação anali...


Um caso multimédia na formação inicial: contributos para o conhecimento sobre o...

Canavarro, Ana Paula

Este artigo tem como foco o uso de casos multimédia na formação inicial de professores e procura analisar o seu contributo para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras acerca do ensino exploratório da Matemática, bem como apreciar as suas perspetivas sobre as mais-valias do caso multimédia utilizado como recurso formativo. Analisam-se questionários e relatórios de treze alunas do Mestr...


Investigação sobre práticas de supervisão: avaliação do desempenho docente

Reis, Carla; Laureano, Susana; Canavarro, Ana Paula

O presente estudo recai sobre a análise de práticas de supervisão no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente (ADD), com o objetivo de perceber o ponto de vista dos relatores relativamente à aplicação e efeitos do processo de supervisão desenvolvido. Para isso, foram elaborados dois estudos de caso, em 2010/2011, em duas escolas do Alentejo. Os principais resultados realçam a ideia do modelo de ADD não contri...


O raciocínio matemático aos seis anos: Características e funções das representa...

Canavarro, Ana Paula; Pinto, Maria Elisa

Este artigo foca-se no uso de representações matemáticas por parte de alunos do 1.º ano do 1.º ciclo e analisa o seu contributo para o raciocínio matemático desses alunos. O propósito principal do artigo é caracterizar as representações, em especial os diagramas, que os alunos criam para resolver problemas que lhes são propostos, bem como analisar as funções com que as usam. Apresentamos os casos de três alunos...


Teacher practice in an inquiry-based Mathematics classroom

Menezes, Luís; Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula

This paper presents a framework for an inquiry-based approach to mathematics teaching. It was developed by combining theoretical perspectives and case studies of experienced teacher that usually conduct inquiry based teaching of mathematics. This framework describes the actions teachers intentionally perform with two identified purposes: to promote the mathematical learning of the students and to manage the stu...


49 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento





Recurso





Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia