Esta comunicação analisa um conjunto de estudos que foram realizados em Portugal desde 2005, que têm como foco ou contexto o Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (PFCM) e que correspondem a trabalhos para obtenção de graus académicos e/ou publicados em actas de encontros nacionais e internacionais ou em revistas. Os trabalhos analisados são, na sua g...
Este livro fundamenta o tema Geometria e Medida do PMEB, incluindo também algumas tarefas.
Comunicação apresentada em XII Simposio de la Sociedad Española de Investigadores en Educación Matemática (SEIEM), Badajoz, 3-6 setembro 2008 ; Nesta comunicação faremos uma apresentação global do projecto “Desenvolvendo o sentido do número: Perspectivas e exigências curriculares”. Para além da fundamentação teórica e da metodologia são apresentados resumidamente dois dos estudos de caso realizados procurando...
The Project “Number sense development: curricular demands and perspectives” aims to study the development of number sense in elementary school (5 to 12 years old). This paper presents a discussion based on one of the six case studies developed by the project. We will focuses on the strategies used by 7-years old pupils when solving multiplication problems, namely on the awareness of existence of different strat...
Comunicação apresentada em XIV Encontro de Investigação em Educação Matemática (EIEM), Caminha, 17-19 abril 2005
Este artigo analisa o percurso de um grupo de professores, educadores matemáticos e formadores que durante cerca de dois anos empreenderam um trabalho colaborativo conjunto. Inicialmente, o grupo assumia-se como um grupo de estudos, em torno do tema “O professor como investigador”, e a sua atenção foi-se centrando cada vez mais nos objectos a investigar – as práticas profissionais. Numa segunda fase, o grupo em...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |