Document details

Representações dos estudantes sobre qualidade de ensino – estudos psicométricos...

Author(s): Candeias, Adelinda cv logo 1 ; Rebelo, Hugo cv logo 2 ; Bonito, Jorge cv logo 3 ; Oliveira, Maria Manuela cv logo 4 ; Trindade, Vítor cv logo 5

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/4665

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Percepção de Qualidade; Atitude; Qualidade do ensino; Validade; Sucesso Académico


Description
O presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos docentes do curso, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, metodologias de avaliação, programas das unidades curriculares, organização do processo de ensino e aprendizagem, infra-estruturas e recursos da instituição de ensino superior, perfil e estrutura do curso, satisfação e rendimento académico. Neste trabalho damos conta do processo de construção do questionário que sustentou a recolha de informação. Trata-se de um questionário de auto-relato, constituído por 68 itens numa escala de resposta de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente, que tem como objectivo conhecer as representações de qualidade dos estudantes face ao ensino a que são sujeitos. Apresentamos os estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário com uma amostra de alunos do ensino público superior português.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU