Autor(es):
Candeias, Adelinda
; Rebelo, Hugo
; Bonito, Jorge
; Oliveira, Maria Manuela
; Trindade, Vítor
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/4665
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Percepção de Qualidade; Atitude; Qualidade do ensino; Validade; Sucesso Académico
Descrição
O presente estudo integra um projecto mais amplo, cuja finalidade principal consiste em verificar como as representações dos estudantes, sobre a qualidade de ensino, evoluem na transição de ciclo de estudos, em concreto, na passagem do ensino básico para o ensino secundário, e deste para o superior, acompanhando-os de forma longitudinal. As variáveis aqui consideradas foram as seguintes: motivação, empenho dos docentes do curso, materiais pedagógicos, metodologias de ensino, metodologias de avaliação, programas das unidades curriculares, organização do processo de ensino e aprendizagem, infra-estruturas e recursos da instituição de ensino superior, perfil e estrutura do curso, satisfação e rendimento académico.
Neste trabalho damos conta do processo de construção do questionário que sustentou a recolha de informação. Trata-se de um questionário de auto-relato, constituído por 68 itens numa escala de resposta de quatro pontos: discordo completamente, discordo, concordo, concordo completamente, que tem como objectivo conhecer as representações de qualidade dos estudantes face ao ensino a que são sujeitos.
Apresentamos os estudos de sensibilidade, validade e consistência interna do questionário com uma amostra de alunos do ensino público superior português.