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DEZ ANOS DE APRENDIZAGEM NUM TERRITÓRIO: O CASO DO CONCELHO DO ALANDROAL (PORTU...

Author(s): Nico, José Bravo cv logo 1 ; Nico, Lurdes Pratas cv logo 2 ; Tobias, Antónia Vieira cv logo 3 ; Carvalho, Luísa Serrano cv logo 4 ; Valadas, Florbela cv logo 5

Date: 2010

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/2868

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Aprendizagem; Educação não-formal; Território


Description
Teve início em Novembro de 2007, um dos maiores projectos de investigação em Ciências da Educação, actualmente em curso na região Alentejo (Portugal). O projecto denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Concelho do Alandroal”, assume, como grande finalidade, a realização da identificação e caracterização do universo de oportunidades de aprendizagens disponíveis e concretizadas num determinado território (Concelho do Alandroal), durante uma década (1997-2007). Envolvendo a Universidade de Évora, a Direcção Regional de Educação do Alentejo, a Associação de Desenvolvimento Comunitário SUÃO, o jornal regional Diário do SUL e a Câmara Municipal do Alandroal, a presente pesquisa é financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal. Na presente comunicação, apresentar-se-ão os resultados já disponíveis, que permitem ter uma primeira percepção do potencial educativo institucional do território em estudo. Nos últimos dois anos, um conjunto de investigadores tem construído um conjunto de instrumentos de recolha de informação, que tem vindo a aplicar em cada uma das freguesias do município. As conclusões deste trabalho podem ser uma preciosa contribuição para os conhecimento e compreensão dos percursos de aprendizagem protagonizados pelos indivíduos e a respectiva relação com as diferentes modalidades de aprendizagem disponíveis num determinado território. De facto, como refere Rothes (2002), o sistema educativo de um determinado território não pode ser reduzido ao conjunto das instituições escolares e de educação formal, pois a aprendizagem não se limita a alguns espaços institucionais, nem se circunscreve ao universo escolar. Esta realidade releva também a importância, para a qualificação da população adulta, do conjunto de actividades de educação presentes na vida quotidiana (em ambientes sociais, profissionais e convivais).O que se terá passado no Alandroal, na última década. É esta a questão a que respondemos, parcialmente, neste momento.
Document Type Article
Language Portuguese
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