Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilo de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das que...
Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...
Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...
ESCOLA(S) DO ALENTEJO: um mapa do que se aprende no Sul de Portugal assume-se como uma síntese do conteúdo dos V e VI Encontros Regionais de Educação – Aprender no Alentejo, que se têm vindo a realizar na Universidade de Évora, desde o ano 2003. Os textos aqui disponibilizados são uma amostra, pequena mas rica, da diversidade de aprendizagens que vão acontecendo no território alentejano, em todos os contextos p...
Vivemos num mundo em que a palavra escrita reina. Na região Alentejo, existem, no entanto, muitos indivíduos que não dominam as competências de leitura e escrita, ou seja, são analfabetos. Por não terem aprendido a ler e a escrever, estes indivíduos possuem uma estrutura cerebral distinta dos indivíduos alfabetizados e, por lhes ter sido vedado o “acesso às letras”, desenvolveram estratégias próprias de aprendi...
Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilos de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das qu...
Arqueologia das Aprendizagens em Alandroal é uma fotografia de larga escala que permite, ao leitor, conhecer, com algum pormenor, o universo das aprendizagens que existiu, na década de 1997-2007, no território geográfico, social e humano do concelho de Alandroal. Uma fotografia que permite revelar o potencial formador do universo dos contextos formais, não formais e informais de educação e formação formal, não ...
O presente Seminário reuniu os parceiros do projecto de investigação Arqueologia das Aprendizagens no concelho de Alandroal (projecto FCT PTDC/CED/81388/2006), com o objectivo de serem disponibilizados, à população de Alandroal, os resultados finais do projecto. Estiveram presentes, entre outros, o Vice-Reitor da Universidade de Évora (Prof. José Manuel Caetano), o Presidente da Câmara Municipal de Alandroal (M...
Teve início em Novembro de 2007, um dos maiores projectos de investigação em Ciências da Educação, actualmente em curso na região Alentejo (Portugal). O projecto denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Concelho do Alandroal”, assume, como grande finalidade, a realização da identificação e caracterização do universo de oportunidades de aprendizagens disponíveis e concretizadas num determinado território (Co...
Desde 2007 até à actualidade, encontra-se em curso um projecto de investigação promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. O projecto, intitulado “Arqueologia” das Aprendizagens no Concelho do Alandroal, visa, entre muitos outros objectivos, o conhecimento alargado dos ambientes de aprendizagem disponíveis em determinado território. Conhecer a génese destes ambientes...
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