Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilo de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das que...
Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...
Desde 2007, tem-se vindo a concretizar, no município do Alandroal (zona predominantemente rural, com cerca de 6000 habitantes e localizada no sul de Portugal) o projecto de investigação científica denominado “Arqueologia das Aprendizagens no Alandroal”, que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo (instituiç...
concretizado num determinado território (concelho do Alandroal) e num determinado período (1997-2007), assumiu-se como a finalidade de um projecto de investigação que decorre desde 2008 e que é promovido pelo Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A reconstituição da realidade educacional deste município português, nas s...
ESCOLA(S) DO ALENTEJO: um mapa do que se aprende no Sul de Portugal assume-se como uma síntese do conteúdo dos V e VI Encontros Regionais de Educação – Aprender no Alentejo, que se têm vindo a realizar na Universidade de Évora, desde o ano 2003. Os textos aqui disponibilizados são uma amostra, pequena mas rica, da diversidade de aprendizagens que vão acontecendo no território alentejano, em todos os contextos p...
Vivemos num mundo em que a palavra escrita reina. Na região Alentejo, existem, no entanto, muitos indivíduos que não dominam as competências de leitura e escrita, ou seja, são analfabetos. Por não terem aprendido a ler e a escrever, estes indivíduos possuem uma estrutura cerebral distinta dos indivíduos alfabetizados e, por lhes ter sido vedado o “acesso às letras”, desenvolveram estratégias próprias de aprendi...
Qual o universo de aprendizagens que esteve disponível e se concretizou, num determinado território e durante um certo período? Qual o contributo das instituições escolares e não-escolares para a qualificação de uma determinada comunidade? Que estilos de aprendizagem eventualmente construíram os indivíduos residentes num determinado território e pertencentes a uma comunidade concreta? Foram estas algumas das qu...
A relação entre os sistemas de qualificação e os territórios é uma realidade complexa e determinante para a adequada resolução da equação qualificadora em cada contexto territorial e respectivas dimensões sociais, económicas e culturais. Aspectos como a geografia, a orografia, as acessibilidades ou o tipo de povoamento, entre outras, assumem-se, na actualidade, como variáveis importantes que devem ser considera...
Arqueologia das Aprendizagens em Alandroal é uma fotografia de larga escala que permite, ao leitor, conhecer, com algum pormenor, o universo das aprendizagens que existiu, na década de 1997-2007, no território geográfico, social e humano do concelho de Alandroal. Uma fotografia que permite revelar o potencial formador do universo dos contextos formais, não formais e informais de educação e formação formal, não ...
Em cada território, existe um universo considerável de aprendizagens disponível para a totalidade da população aí residente. Aos contextos formais e escolares, onde a hegemonia das culturas letradas importadas de latitudes económicas, sociais e culturais, tantas vezes distantes, e legitimadas pelos poderes nacionais, sempre se apresentaram, como alternativos ou complementares, os contextos não formais e informa...
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