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INTELIGÊNCIA, ESCOLARIZAÇÃO E IDADE: NORMAS POR IDADE OU SÉRIE ESCOLAR?

Autor(es): Almeida, Leandro S. cv logo 1 ; Lemos, Gina C. cv logo 2 ; Guisande, M. Adelina cv logo 3 ; Primi, Ricardo cv logo 4

Data: 2008

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/1811

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Inteligência; Teoria Gf-Gc; Normas; Escolarização; Idade


Descrição
Resumo: Ainda que haja controvérsias com a definição e a medida da inteligência (número e estrutura da organização), as investigações apontam que o desenvolvimento cognitivo está associado com a idade e a escolaridade, embora não se saiba exatamente qual a influência única de cada uma dessas variáveis. Da resposta a esta pergunta decorre uma implicação prática no tipo de normas que os testes de inteligência apresentam na infância e na adolescência. Neste estudo analisaramse os dados de uma amostra representativa de alunos portugueses (7a e a 9ª série) na Bateria de Provas de Raciocínio sugerindo-se que a série escolar tem um maior impacto no desempenho, ao mesmo tempo que o impacto da idade não é linear Assim, parece mais adequado tomar a série escolar que a idade dos alunos na fase da adolescência na elaboração de normas de grupo em testes de inteligência.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Inglês
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