Encontrados 39 documentos, a visualizar página 1 de 4

Ordenado por Data

A convergência de variáveis pessoais e familiares na construção do sucesso acad...

Soares, Diana L.; Almeida, Leandro S.; Primi, Ricardo

É objetivo deste artigo contribuir para a discussão em redor da definição do conceito de sucesso académico, partindo da identificação das variáveis pessoais e familiares que mais influem nos resultados académicos obtidos pelos estudantes. Neste estudo, a par das variáveis de raciocínio, autoconceito académico, metas académicas, estratégias de estudo e das classificações escolares prévias, se destaca, igualmente...


Factorial structure analysis of the Torrance Test with Portuguese students

Primi, Ricardo; Nakano, Tatiana; Morais, Maria de Fátima; Almeida, Leandro S.; David, Ana Paula

In order to verify the factorial structures of the Torrance verbal and figural tests, two activities of each instrument were applied with 193 students from the 10th and 12th years of education in Portugal. We tried to demonstrate that the collinearity of the fluency and flexibility variables could create methodological artifacts that hinder the understanding of the internal structure underlying the test. The pr...


Intelligence, age and schooling : data from Battery of Reasoning Tests (BRT-5)

Primi, Ricardo; Couto, Gleiber; Almeida, Leandro S.; Guisande, M. Adelina; Miguel, Fabiano Koich

Intelligence is commonly divided into two distinctive areas: fluid intelligence (Gf), which is understood as the skill of reasoning or intelligence as a process, and crystallized intelligence (Gc) that involves skills that are more related to learning and experience (knowledge-based skills). The objective of the present work was to investigate the effects that schooling and age exert on fluid and crystallized i...


Recensão crítica: Bateria de Provas de Raciocínio (BPR)

Almeida, Leandro S.; Lemos, Gina C.; Primi, Ricardo

Descrevemos a BPRD/BPR ao longo das suas sucessivas versões, dando mais destaque à versão portuguesa actual (BPR), explicando as principais mudanças operadas ao longo do tempo e respectiva justificação. Faremos, ainda, uma breve caracterização teórica desta bateria à luz das teorias psicológicas da inteligência e de algumas orientações da prática psicológica em contextos escolares, passando depois aos estudos d...


Efeito flynn : estudo com adultos portugueses

Schelini, Patrícia Waltz; Almeida, Leandro S.; Duarte, Clara; Canas, Ilídio; Primi, Ricardo

O efeito Flynn refere-se aos ganhos verificados nas medidas de inteligência ao longo do tempo. Este estudo analisa a ocorrência do Efeito Flynn considerando os resultados obtidos por candidatos à Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal. Participaram do estudo duas amostras: a primeira formada por 429 candidatos à Guarda Nacional Republicana submetidos ao processo de seleção do ano de 2005 e a segunda comp...


Escala fatorial de socialização: versão reduzida: seleção de itens e propriedad...

Nunes,Maiana Farias Oliveira; Muniz,Monalisa; Nunes,Carlos Henrique Sancineto da Silva; Primi,Ricardo; Miguel,Fabiano Koich

O objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Avaliação psicológica no Brasil: fundamentos, situação atual e direções para o ...

Primi,Ricardo

Este artigo apresenta um panorama de questões importantes da área de avaliação psicológica nos últimos 25 anos no Brasil. Buscou-se discutir fundamentos epistemológicos da área, bem como suas relações com a ciência e a integração do pensamento nomotético e idiográfico da pesquisa com a prática profissional. Faz-se um apanhado histórico de eventos importantes e uma análise geral da produção de artigos. Descreve-...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Análise do funcionamento diferencial dos itens do Exame Nacional do Estudante (...

Primi,Ricardo; Carvalho,Lucas Francisco de; Miguel,Fabiano Koich; Silva,Marjorie Cristina Rocha da

Parte do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior considera o desempenho dos estudantes por meio do ENADE. Neste artigo efetuou-se uma análise dos itens da prova do ENADE de psicologia aplicada em 2006 tentando-se detectar itens com funcionamento diferencial (DIF), isto é, itens com problema de equivalência ao medir ingressantes e concluintes e estudantes de instituições públicas e pr...

Data: 2010   |   Origem: OASIS br

Inteligência e rendimento escolar : contingências de um relacionamento menos ób...

Lemos, Gina C.; Almeida, Leandro S.; Guisande, M. Adelina; Barca, Alfonso; Primi, Ricardo; Martinho, Gabriela; Fortes, Inês

As relações entre as habilidades cognitivas dos alunos e o seu rendimento escolar estão demonstradas, contudo nem sempre suficientemente compreendidas e explicadas em face da multiplicidade de variáveis intervenientes no rendimento académico. Assim, tomando os resultados da aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR – Versão 10/12), analisamos as suas correlações com indicadores de rendimento esc...


Validação da versão brasileira do Check List para Avaliação da Personalidade (P...

Primi,Ricardo; Carvalho,Lucas de Francisco; Braido,Aracele Netto Gonçalves; Nunes,Carlos Henrique Sancineto

O presente estudo teve como objetivos: (1) produzir uma versão brasileira do Personality Adjective Check List (PACL), um instrumento para avaliação da personalidade baseado nos estilos saudáveis e patológicos de personalidade propostos por Millon, (2) verificar evidências de validade do instrumento por meio da análise fatorial dos itens (estrutura interna) e por meio da relação com variáveis externas, e (3) inv...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

39 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento







Recurso




Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia