É objetivo deste artigo contribuir para a discussão em redor da definição do conceito de sucesso académico, partindo da identificação das variáveis pessoais e familiares que mais influem nos resultados académicos obtidos pelos estudantes. Neste estudo, a par das variáveis de raciocínio, autoconceito académico, metas académicas, estratégias de estudo e das classificações escolares prévias, se destaca, igualmente...
In order to verify the factorial structures of the Torrance verbal and figural tests, two activities of each instrument were applied with 193 students from the 10th and 12th years of education in Portugal. We tried to demonstrate that the collinearity of the fluency and flexibility variables could create methodological artifacts that hinder the understanding of the internal structure underlying the test. The pr...
Intelligence is commonly divided into two distinctive areas: fluid intelligence (Gf), which is understood as the skill of reasoning or intelligence as a process, and crystallized intelligence (Gc) that involves skills that are more related to learning and experience (knowledge-based skills). The objective of the present work was to investigate the effects that schooling and age exert on fluid and crystallized i...
Descrevemos a BPRD/BPR ao longo das suas sucessivas versões, dando mais destaque à versão portuguesa actual (BPR), explicando as principais mudanças operadas ao longo do tempo e respectiva justificação. Faremos, ainda, uma breve caracterização teórica desta bateria à luz das teorias psicológicas da inteligência e de algumas orientações da prática psicológica em contextos escolares, passando depois aos estudos d...
O efeito Flynn refere-se aos ganhos verificados nas medidas de inteligência ao longo do tempo. Este estudo analisa a ocorrência do Efeito Flynn considerando os resultados obtidos por candidatos à Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal. Participaram do estudo duas amostras: a primeira formada por 429 candidatos à Guarda Nacional Republicana submetidos ao processo de seleção do ano de 2005 e a segunda comp...
O objetivo desse estudo foi selecionar itens da Escala Fatorial de Socialização (EFS) para a obtenção de uma versão reduzida, que mantivesse propriedades psicométricas adequadas. Baseou-se em uma amostra de 1.100 sujeitos. Para a seleção de itens, realizou-se análise qualitativa, buscando aqueles sem conteúdo clínico explícito e uma análise quantitativa, pelo modelo de Rasch. Tais critérios permitiram reduzir a...
Este artigo apresenta um panorama de questões importantes da área de avaliação psicológica nos últimos 25 anos no Brasil. Buscou-se discutir fundamentos epistemológicos da área, bem como suas relações com a ciência e a integração do pensamento nomotético e idiográfico da pesquisa com a prática profissional. Faz-se um apanhado histórico de eventos importantes e uma análise geral da produção de artigos. Descreve-...
Parte do Sistema Nacional de Avaliação das Instituições de Educação Superior considera o desempenho dos estudantes por meio do ENADE. Neste artigo efetuou-se uma análise dos itens da prova do ENADE de psicologia aplicada em 2006 tentando-se detectar itens com funcionamento diferencial (DIF), isto é, itens com problema de equivalência ao medir ingressantes e concluintes e estudantes de instituições públicas e pr...
As relações entre as habilidades cognitivas dos alunos e o seu rendimento escolar estão demonstradas, contudo nem sempre suficientemente compreendidas e explicadas em face da multiplicidade de variáveis intervenientes no rendimento académico. Assim, tomando os resultados da aferição nacional da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR – Versão 10/12), analisamos as suas correlações com indicadores de rendimento esc...
O presente estudo teve como objetivos: (1) produzir uma versão brasileira do Personality Adjective Check List (PACL), um instrumento para avaliação da personalidade baseado nos estilos saudáveis e patológicos de personalidade propostos por Millon, (2) verificar evidências de validade do instrumento por meio da análise fatorial dos itens (estrutura interna) e por meio da relação com variáveis externas, e (3) inv...
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