Detalhes do Documento

Caracterização do ensino, da avaliação e aprendizagens numa universidade portug...

Autor(es): Borralho, António cv logo 1 ; Dias, Raquel cv logo 2 ; Cid, Marília cv logo 3 ; Fialho, Isabel cv logo 4

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/11540

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Ensino; avaliação; aprendizagem; ensino superior


Descrição
A investigação tem evidenciado resultados que são de referência incontornável tais como: a) as práticas sistemáticas de avaliação formativa melhoram muito as aprendizagens de todos os alunos; b) os alunos que revelam mais dificuldades são os que mais beneficiam de tais práticas e c) os alunos que são submetidos regularmente a avaliações formativas obtêm melhores resultados em exames externos do que os alunos que são submetidos a avaliações sumativas (Black e William, 1998). Estes resultados são relevantes se tivermos em conta os elevados índices de reprovação e abandono dos alunos do ensino superior em Portugal. A comunicação proposta pretende apresentar uma caracterização das acções e interacções que corporizam as actividades de ensino, aprendizagem e avaliação numa universidade portuguesa a partir do estudo de dois cursos da área científica das Ciências da Saúde.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
Editor(es) Membiela, Pedro; Casado, Natalia; Cebreiros, Mª Isabel
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia