Autor(es):
Veiga, Feliciano H.
; Caldeira, Suzana N.
; Melo, Madalena
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/10100
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): gestão da sala de aula; competências psicoeducacionais;; gestão de comportamentos; gestão de conflitos; comunicação interpessoal; indisciplina
Descrição
A informação que aparece sistematizada neste capítulo tem como finalidade
o estudo da gestão da sala de aula pelos professores, apresentando perspetivas
teóricas e investigações empíricas que permitam a sua compreensão e promoção,
à luz de contributos situados, sobretudo, no âmbito da Psicologia da Educação.
Depois de uma primeira parte a incidir na teoria, apresenta-se uma segunda parte
dedicada à investigação e uma terceira parte de aplicação prática. Na primeira
parte, as competências de gestão da sala de aula são consideradas na sua multi-
dimensionalidade, gestão de conteúdos, gestão de comportamentos e gestão de
conflitos. Competências comunicacionais na gestão da sala de aula são descritas
no âmbito do Modelo Comunicacional Eclético (MCE), dado que este modelo
fornece conceitos, procedimentos e estratégias que, pela sua abrangência e facilidade de aplicação, agilizam a compreensão dos processos que caraterizam as
interações na sala de aula. Competências de organização dos espaços e dos tempos aparecem também contempladas, no âmbito da teorização apresentada. Na
segunda parte, descreve-se um conjunto de investigações acerca da gestão da sala
de aula, diferenciadas em estudos de caraterização e de avaliação, estudos sobre
a gestão da sala de aula como variável independente, e estudos sobre a gestão da
sala de aula como variável dependente. Na terceira parte, incluem-se propostas
de atividades mais práticas e, ainda, sugestões de leitura de aprofundamento do
tema gestão da sala de aula, bem como indicações de recursos online.