Document details

Práticas de seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sent...

Author(s): Delgado, Catarina cv logo 1 ; Brocardo, Joana cv logo 2 ; Oliveira, Hélia cv logo 3

Date: 2012

Origin: Repositório Comum

Subject(s): Práticas do professor; Tarefas nunéricas; Desenvolvimento do sentido do número


Description
A primeira autora deste texto desenvolveu um projeto colaborativo de desenvolvimento curricular com dois professores do 1º Ciclo e realizou um estudo focado na caracterização das práticas destes professores. Neste texto analisam-se as práticas de um dos professores, Manuel, na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido de número dos alunos. A metodologia do estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, segue a modalidade de estudo de caso e a recolha dos dados foi realizada através de entrevistas, observação de sessões de trabalho conjunto, observação de aulas e análise documental. Os resultados indicam que na seleção e construção de tarefas que visam o desenvolvimento do sentido do número, Manuel valoriza a relação entre o seu contexto e os cálculos a efetuar, a possibilidade das tarefas poderem suscitar o uso de métodos e números eficazes e de proporcionarem o uso de diversas estratégias.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU